Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso de Formação de Doulas

fevereiro 4, 08:30 - fevereiro 7, 18:00

Carga Horária: 32 horas

Objetivo: Formar doulas (acompanhantes de parto) aptas a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, proporcionando à mulher uma experiência de parto a mais positiva possível.

Proposta: Trata-se de um curso teórico-prático, estruturado quase totalmente em aulas expositivas e algumas aulas com demonstrações de práticas e técnicas. Não há aula prática. O grupo docente reforça a importância do parto natural, o problema das cesarianas desnecessárias e as questões relativas à excessiva medicalização do parto e nascimento. Acreditamos e reforçamos durante todo o curso que o parto normal, com o menor número de intervenções possível é a melhor opção para quase todas as mulheres. Todas as informações passadas são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e na Medicina Baseada em Evidências.

Nosso curso não é vivencial. Como temos apenas 4 dias, 32 horas, elas são usadas exclusivamente para a transmissão do conhecimento sobre a temática proposta. Sugerimos a todas as alunas que procurem voluntariados, atividades vivenciais diversas, novas fontes de conhecimento, tudo o que for possível para complementar sua formação.

Público Alvo: Psicólogas, Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiras Obstetras, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, acadêmicas, voluntárias, e todos aqueles ligados direta ou indiretamente à assistência ao parto. Mas não precisa ser necessariamente profissional de saúde. Se você gosta do assunto, gosta da ideia de acompanhar partos, mas não é da área, você também é o público alvo. Não precisa ter completado a graduação. Não precisa ter curso superior, somente 2º grau completo. Homens também podem fazer o curso.

PROGRAMA

A ASSISTÊNCIA AO PARTO – A obstetrícia no Brasil – A cultura do parto no Brasil – Anatomia e fisiologia do parto – Correção não invasiva de distócias – As recomendações da OMS – Ambiente, acompanhamento, atenção ideais ao parto – Vídeos de partos

ATIVIDADES E FUNÇÕES DA DOULA – Plano de Parto – Anatomia da bacia pélvica e as consequências fisiológicas de diferentes posturas para parir – Respiração, relaxamento, visualização: tipos e técnicas – Lidando com a dor do parto – Diferentes posições no trabalho de parto e parto, driblando as restrições hospitalares – Recepção do recém-nascido após o parto e amamentação – Massagem, tipos e técnicas – Amamentação – Lidando com as perdas

A PROFISSÃO DE DOULA – Doula, o que é ser doula, breve histórico e situação atual – As armas da doula, as palavras, o olhar, as mãos, seu material – Como administrar a nova profissão? horários, filhos, plantão, contrato – Ética da doula; qual o papel dela na equipe que dá assistência à parturiente, como se comportar em sala de parto, centro obstétrico, cirurgias, etc.

Equipe docente: Equipe multidisciplinar com representantes de várias áreas, com ampla experiência nos diversos aspectos do ciclo gravídico, adaptada de acordo com as disponibilidades do período.

Outras informações: (11) 99773-9540 (whatsapp) Angelina / e-mail: gamasp@maternidadeativa.com.br

Detalhes

Início:
fevereiro 4, 08:30
Final:
fevereiro 7, 18:00
Website:
https://maternidadeativa.com.br/curso/formacao-de-doulas/

Local

GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa
R. Dona Germaine Burchard, 452 – Água Branca
São Paulo, SP 05002-061 Brasil
+ Google Map

Organizador

GAMA