Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Curso online: “Princípios da Parentalidade Positiva” com Lua Barros

janeiro 7, 21:00 - 23:00

Criar e educar filhos na vida contemporânea é um convite ao desconhecido, mas nós lutamos contra essa ideia. Acreditamos que vamos ter as respostas e saberemos como conduzir situações desafiadoras que as crianças apresentam. Recorremos às memórias de infância e, sem perceber, replicamos os modelos da criação que tivemos. O resultado é uma exaustão emocional e um distanciamento real entre pais e filhos.

A Parentalidade Positiva surge como um caminho do meio, um novo olhar para as relações parentais, onde o respeito, o diálogo, o vínculo e a não violência são a base desse pensamento.

Mas falar sobre isso não é simples. Temos um modelo mental sobre como crianças devem se comportar e como devem ser as dinâmicas familiares, portanto não adianta falar como agir – é preciso primeiro entender por que agir de uma outra forma com seu filho ou sua filha.

O curso online de Parentalidade Positiva é para quem quer entender um pouco mais e se aprofundar nessa conversa, que vai te levar a refletir sobre seu comportamento diante da sua criança, tudo isso de forma leve e muito acolhedora.

O curso não traz certo e errado, pelo contrário. Durante todos os encontros as perguntas feitas querem promover a sua reflexão sobre como você conduz as situações desafiadoras. Querem te fazer se perceber no processo de educar a criança e se (re) educar para ser um pai ou uma mãe desse novo tempo.

O curso está dividido em 7 módulos gravados e mais 3 webinários ao vivo, que ficam disponíveis para serem assistidos depois.

A cada encontro, uma proposta para a gente pensar e elaborar juntos, sem receita de bolo, sem pretensão de achar que essa missão é fácil. Ela não é e exige de nós algo que até aqui não paramos para pensar. Então, te convido para sair da zona de conforto e encarar novos caminhos.

Nas aulas serão abordados os seguintes temas:

–> O que é Parentalidade Positiva e a importância desse novo conceito nas relações familiares
As crianças crianças de antigamente
Mundo VUCA
Inovação do sentir

Os modelos parentais e seus desdobramentos emocionais
Modelo autoritário x modelo permissivo
Caminho do meio
Parentalidade Positiva – e não perfeita

Os pilares da Parentalidade Positiva
– Respeito mútuo
Respeito construído e não imposto
A criança como indivíduo
A expectativa dos pais
Criança precisa de limites
Falar para ouvir e ouvir para dialogar

Os pilares da Parentalidade Positiva
– Vínculo
Vínculo e confiança
Desenvolvimento da criança e fases do vínculo
Comunicação não violenta
A questão da obediência
Colaboração e relações mais equilibradas

– Equilíbrio Emocional
Se olhar para se cuidar
Se cuidar para cuidar do outro
Reconhecer as emoções e saber comunicar
Auto-responsabilidade

– Educar sem punir
O que é a punição?
Castigos e Recompensas
Firmeza e gentileza
Consequência lógica
Abrir mão

– Relações familiares equilibradas e como seguir nessa jornada
O segredo do diálogo
Divergências e os caminhos que nos conectam
Controle e mudança
Escuta empática

Como já foi dito, esse curso não tem como objetivo te dar respostas prontas. A grande questão que se apresenta aqui é fazer novas perguntas diante do processo intenso que é criar filhos. Quando nos questionamos, temos a oportunidade de rever conceitos e desfazer crenças ou verdades absolutas.

Como facilitadora desse diálogo, Lua Barros deseja que diante desses questionamentos, vocês sejam capazes de olhar para as suas dinâmicas familiares e criem novos caminhos, mais leves e mais respeitosos.

Os vídeos não são longos e podem ser vistos em qualquer equipamento, como celular, tablet ou no computador. A cada aula, serão disponibilizados materiais de apoio e também exercícios que ajudam você a consolidar os sentimentos e percepções sobre os papos online.

Esses exercícios, bem como o material da apostila, não poderão ser reproduzidos ou distribuídos.

 Os webinários ao vivo serão nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2021, sempre às 21 horas [BRT].

Instruções de uso: Teremos um grupo no Telegram onde dividiremos toda a jornada – links, mas também diálogos, trocas, aprofundamento. Você vai receber o link para este grupo no dia 01º/01/2021. É fundamental que você tenha o Telegram, pois este será nosso único meio de contato após o curso iniciado.

Todo o conteúdo fica gravado e disponível até 30/6/2021 para os inscritos.

Local

Telegram
Brasil

Organizador

Rede Amparo