Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Danças tradicionais brasileiras como ferramentas pedagógicas”, minioficina de expressão corporal/dança, com Marina Abib

setembro 2, 19:00 - 21:00

As danças tradicionais brasileiras, inseridas no contexto das chamadas brincadeiras populares, são indissociáveis do seu caráter rítmico. O corpo soa e a música movimenta o espaço da brincadeira.

O caráter lúdico tão intrínseco dessas danças será o fio condutor de todo o trabalho. A oficina trabalha a compreensão rítmica no corpo do participante e a construção de partituras corporais a partir dessas referências. Os participantes são convidados a experimentar no próprio corpo as frases rítmicas presentes nas músicas tradicionais brasileiras e a partir disso introjetar jogos de desafio que estimulem o olhar para o coletivo.

Ao longo do processo são trabalhados jogos de prontidão, desafios de agilidade, exercícios de consciência corporal e apreensão do vocabulário referenciado nas danças brasileiras.

O objetivo final é fazer com que os participantes encontrem em si um corpo disponível capaz de acessar um estado de presença e prontidão; e que incorporem essas ferramentas para a multiplicação desses saberes.

Minicurrículo da Facilitadora

Marina Abib é dançarina e fundadora da Companhia Soma, de São Paulo. Formada em Ciências Sociais desenvolve uma pesquisa contínua, por meio de referências teóricas e vivências de campo, sobre a construção de uma corporeidade contemporânea criada a partir de matrizes das danças tradicionais brasileiras mescladas com a sua formação acrobática.Desde 2016, além do trabalho com a sua própria companhia, vive entre Brasil e Europa e atua em diferentes projetos seja como interprete, coreografa ou criadora.