Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

II Semana Municipal da Primeira Infância, em São Paulo

agosto 1 - agosto 7

Entre os dias 01 e 07 de agosto de 2019, a Prefeitura de São Paulo realizará a segunda edição da Semana Municipal da Primeira Infância. O objetivo da Prefeitura é estabelecer um espaço de reflexão, discussão e troca de experiências a respeito da primeira infância na cidade de São Paulo, além de promover o envolvimento da sociedade e das famílias na valorização e nos cuidados dessa fase da vida (0 a 6 anos), crucial para o desenvolvimento do ser humano e de uma sociedade mais igualitária. A Semana conta com o apoio do UNICEF, parceiro do Município em diferentes iniciativas ligadas à promoção da infância e da adolescência.

A abertura oficial da Semana será no dia 01/08, em uma cerimônia solene no Theatro Municipal com a presença do prefeito Bruno Covas e dos secretários Municipais do Governo (coordenador do Programa), de Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania e Inovação e Tecnologia. Na oportunidade será realizada a entrega do “Selo CEI Amigo do Peito”, campanha da Secretaria Municipal de Educação para incentivar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nas unidades da rede de educação infantil, a fim de garantir o direito do bebê a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Neste ano, 280 Centros de Educação Infantil serão contemplados com o Selo, número quase três vezes maior que em 2018 (98 CEIs).

A cerimônia da abertura terá palestra da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, sobre violência contra a criança em São Paulo, e do professor emérito da faculdade de psicologia da USP, especialista em primeira infância, Professor Dr. Lino de Macedo, com o tema: “Crianças pequenas vulneráveis? Um desenvolvimento integral, integrado e íntegro!”. A Semana da Primeira Infância integra o calendário oficial de comemorações da cidade. Trata-se de uma das estratégias da política municipal integrada pela primeira infância para a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, lançado em novembro de 2018.

No mesmo dia, no período da tarde, a Praça das Artes abrigará quatro rodas de conversa sobre temas relevantes para a primeira infância e a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, são elas: Roda de Conversa I – A cidade, o brincar e a primeira infância; Roda de Conversa II – Desafios e oportunidades do acolhimento familiar em São Paulo; Roda de Conversa III – Caminhos para a boa alimentação e nutrição na primeira infância; e Roda de Conversa IV – Promovendo a escuta de crianças na primeira infância.

Na manhã do dia 02/08, também na Praça das Artes, serão promovidos debates com atores do poder público, da sociedade civil e do setor privado, com o tema “O que estamos fazendo pela primeira infância em São Paulo? Como podemos contribuir mais para a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância nos 10 distritos mais vulneráveis da cidade?”. A ideia é promover a discussão sobre o que os principais atores envolvidos com a primeira infância na cidade estão fazendo para a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, desde a sua publicação em novembro de 2018. E, como eles podem potencializar a sua ação, sobretudo nos territórios mais vulneráveis da cidade. Em 2019, a Prefeitura incluiu na revisão do seu Programa de Metas 2017 – 2020 o “Objetivo Estratégico 14 – Reduzir a Vulnerabilidade na Primeira Infância”, no qual estabelece prioridade na atenção a gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade nos 10 distritos do município considerados mais vulneráveis para a primeira infância.

No final de semana dos dias 03 e 04 /08 a Prefeitura promoverá o evento cultural SLOW KIDS com diversas atividades ao ar livre voltadas para bebês, crianças e seus cuidadores, tais como: brincadeiras tradicionais, yoga para pequenos, contação de história, apresentação de música e circo. As atividades ocorrerão das 10:00 às 16:00 na Praça Brasil, em Itaquera, no sábado (03/08), e no Parque do Ibirapuera no domingo (04/08) também das 10:00 às 16:00.

Entre os dias 05 e 07 de agosto, as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Esportes e Lazer desenvolverão, em seus equipamentos e serviços, diferentes ações voltadas para gestantes, famílias e cuidadores de crianças visando a promoção do desenvolvimento integral de crianças na primeira infância. Serão palestras, rodas de conversa e oficinas sobre temas como aleitamento materno, alimentação saudável, cuidados na primeira infância, entre outros, além de atividades lúdicas para toda a família.

Aproveitando a realização da Semana, a Prefeitura anuncia o lançamento de experiência piloto para promover o “Prêmio Primeira Infância em São Paulo”, fruto da parceria com a Plan International Brasil e a Nivea, que selecionará e premiará boas práticas de atendimento à primeira infância nos serviços da rede direta e conveniada de saúde, educação e assistência social. Nesta primeira edição do Prêmio serão contemplados serviços das subprefeituras de Capela do Socorro, Campo Limpo, M’Boi Mirim e Parelheiros, na Zona Sul da cidade. A partir do piloto, a Prefeitura espera expandir o Prêmio a toda a cidade a partir do próximo ano. O edital com a regulamentação completa do Prêmio será divulgado no dia 01/08.

Veja o calendário das atividades:

Serviços de Assistência Social à Família (SASFs)

Rede de Atenção Básica da Saúde

Centros de Esportes e Lazer

 

Confira detalhes da programação: http://bit.ly/2smpipmsp2019

 

Detalhes

Início:
agosto 1
Final:
agosto 7

Local

Praça das Artes
Avenida São João, 281 - Centro
São Paulo, SP 01035-000 Brasil
+ Google Map

Organizadores

Prefeitura de São Paulo
UNICEF