Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

III Seminário Projeto Conexão | ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FAMÍLIA ACOLHEDORA

agosto 20, 09:00 - agosto 21, 18:00

A Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), em parceira com o Ministério Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e com o apoio local da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Pará, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará e Coordenadoria Estadual da Infância realizam o III Seminário Projeto Conexão | ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E FAMÍLIA ACOLHEDORA, nos dias 20 e 21 de Agosto de 2019, no auditório da Escola Judicial do Poder judiciário do Estado do Pará – EJPA, localizada na Trav. Quintino Bocaiúva, 1404 – Nazaré – Belém/PA.

O seminário em questão tem como objetivo a realização de um amplo diálogo nacional acerca da situação de crianças e adolescentes que estejam em medida protetiva de Acolhimento Institucional ou Família Acolhedora.

A primeira mesa ficará incumbida de apresentar o contexto do Estado do Pará, bem como do país, no que diz respeito aos avanços e desafios sobre o tema. Já na segunda mesa, será exposto o desafio da gestão da alta complexidade do SUAS e a importância da articulação da Rede de Proteção. A terceira mesa tratará dos desafios das decisões pelo acolhimento de crianças e adolescentes e da saída do acolhimento: reagrupamento familiar ou adoção, bem como irá abordar as exigências do desenvolvimento infantil saudável, como o vínculo e o afeto. A quarta mesa o destaque será para as modalidades do Acolhimento Institucional, o cuidado na Primeira Infância e as metodologias de trabalho com adolescentes. A quinta mesa ficará a cargo da apresentação de novos projetos e das modalidades que ainda necessitam de regulamentações como, por exemplo, a autonomia de adolescentes para a vida independente, guarda subsidiada, PPCCAM em Família Acolhedora e a proteção de crianças e adolescentes que possuem pais e mães privados de liberdade. Finalmente, a última mesa discutirá sobre o serviço da Família Acolhedora: suas experiências de implementação, suas modalidades de atendimento, o trabalho de reintegração familiar e as experiências de uma Família Acolhedora.

O PROJETO | “Conexões Pró Convivência Familiar e Comunitária” (Conexões Pró CFC) pretende colaborar especialmente na produção de conhecimento e advocacy sobre a política pública para infância e adolescência na área da CFC, em quatro áreas temáticas: criança e adolescente em situação de rua; filhos de pais encarcerados; e nos serviços de proteção especial (Acolhimento Institucional e Acolhimento Familiar).

CLIQUE AQUI  e faça sua inscrição.

 

III Seminário Projeto Conexões  –  FILHOS DE PAIS EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE

PROGRAMAÇÃO

TARDE  – 20/08/2019

13h – 13h30 | CREDENCIAMENTO

13h30 – 14h | ABERTURA OFICIAL

14h | APRESENTAÇÃO DO PROJETO CONEXÃO PRÓ-CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

14h30 – 15h30 | MESA 1 – O CONTEXTO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E DO SERVIÇO DE FAMÍLIA ACOLHEDORA: AVANÇOS E DESAFIOS

DEBATE

16h – 17h30 | MESA 2 – A ARTICULAÇÃO ENTRE O SUAS E O PODER JUDICIÁRIO: DESAFIOS E COMPLEMENTARIDADE

DEBATE

————

MANHÃ – 21/08/2019

9h – 10h30 | MESA 3 – DESAFIOS DAS DECISÕES: DE ACOLHIMENTO; DE REINTEGRAÇÃO / ADOÇÃO – Os cuidados necessários com o desenvolvimento infantil: vínculos e afetos

DEBATE

11h – 12h30 | MESA 4 – ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

DEBATE

13h – 14h | INTERVALO DE ALMOÇO
TARDE – 21/08/2019

14h – 15h30 | MESA 5 – DO DESAFIO PARA A IMPLANTAÇÃO DE NOVOS PROGRAMAS E MODALIDADES PARA A GARANTIA DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

DEBATE

16h – 17h30 | MESA 6 – FAMÍLIA ACOLHEDORA

DEBATE

18h | ENCERRAMENTO

 

Detalhes

Início:
agosto 20, 09:00
Final:
agosto 21, 18:00

Organizadores

Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH)
Ministério Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH)
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA)

Local

Auditório da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará – EJPA
Trav. Quintino Bocaiúva, 1404 - Nazaré
Belém, Pará 66035-190 Brasil
+ Google Map