Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ocupação Lydia Hortélio e as singelezas da infância

julho 20 - setembro 8

No dia 20 de julho, o Itaú Cultural, em parceria com Instituto Alana, inaugurou a Ocupação Lydia Hortélio, em São Paulo. A mostra é um convite para percorrer e recordar as singelezas, belezas e unanimidades que integram o humano. A exposição-instalação está aberta para visitação até o dia 8 de setembro.

Lydia, que nasceu em Salvador (Bahia) em 1932, defende a cultura da criança e a liberdade conquistada pelo ser humano, pequeno ou grande, que brinca e entoa cantigas. Na mostra será possível percorrer materiais do acervo da Lydia, além de depoimentos que montam sua trajetória como pesquisadora e educadora. O Instituto Alana também participa com atividades na programação paralela:

22 a 28 de julho: a plataforma Videocamp realiza um play aberto do filme Tarja Branca, que ficará disponível na plataforma, online e gratuitamente. O longa, que conta com a participação de Lydia Hortélio, é um manifesto sobre a importância de continuar sustentando o espírito lúdico, que surge na infância, mas que é impelido pelo sistema a ser abandonado na vida adulta. Acesse aqui.

Ainda como parte da programação, o Videocamp reuniu também uma seleção de filmes que abordam a infância, a arte e o brincar, todos disponíveis para exibições públicas e gratuitas. Acesse aqui.

7 de agosto, das 19h às 21h30: Encontro: criança, música e cultura popular”. O programa Território Brincar exibirá o documentário Terreiros do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks. Na sequência, acontece um bate-papo com a diretora e o pesquisador e professor da Faculdade de Educação da USP, Marcos Ferreira.

21 de agosto, das 19h30 às 21h30: o Portal Lunetas organiza o encontro “Lunetas na Ocupação”, também na Sala Itaú Cultural, com o tema “Acalentar a infância”, sobre a importância dos acalantos na construção da identidade e de vínculos fortes e saudáveis na primeira infância. Participam da conversa Silvia Ambrosis, psicóloga e doutora em Letras pela USP, e Cristiane Velasco, educadora, contadora de histórias e escritora, com mediação de Ana Cláudia Leite, consultora da área de Educação do Instituto Alana.

A entrada em todas as atividades é gratuita. Para mais informações, acesse a página oficial da Ocupação.

Veja mais:

Lydia Hortélio: cantar acalma a criança, é uma espécie de terapia

Ocupação Lydia Hortélio resgata o valor dos acalantos na infância

Local

Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 - Bela Vista
São Paulo, SP 01310-000 Brasil
+ Google Map