Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Semana boas Práticas em Saúde Mental Infantojuvenil

abril 5, 08:00 - abril 9, 17:00

O que você vai aprender na Semana?
  • A Semana têm por objetivo ser um espaço de discussão e debate sobre a situação da saúde mental da criança e adolescente.
  • A saúde mental da infância na esfera das políticas públicas de saúde tem sua história muito recente.
  • Assim como em outros sistemas de saúde mental de países mais desenvolvidos, a questão da infância e juventude ficou à margem na construção de políticas públicas de saúde mental, sendo que as ações destinadas as crianças eram tomadas como mera extensão das políticas pensadas para a população adulta.
  • Como vai ser a Semana
  • Uma semana de vídeos e aulas sobre saúde mental infantojuvenil online, que vão ajudar você a introduzir um Novo Olhar em Saúde Mental Infantojuvenil!
  • A semana é 100% online, gratuita e vai está disponível a partir do dia 05 a 09 de abril. 
  • Vai ser enviado para o seu email o link do conteúdo
  •  Pelo grande número de inscritos, não vai ser emitido certificado.

Convidados para a Semana:

 

Sami Tamimi: Psiquatra infantil e adolescente e diretor de educação médica no National Health Service em Lincolnshire e professora visitante de psiquiatria infantil e melhoria da saúde mental na University of Lincoln, no Reino Unido. Sami escreve de uma perspectiva crítica da psiquiatria sobre tópicos relacionados à saúde mental e infância e publicou mais de cento e trinta artigos e dezenas de capítulos sobre muitos assuntos, incluindo infância, psicoterapia, distúrbios comportamentais e psiquiatria intercultural.

 

Maria Cristina Ventura: Graduada em Psicologia pela UFRJ(1980). Doutora em Saúde Mental pelo Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2012). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/RJ(1999). Desenvolve pesquisas, atividades de formação e clínica na área da saúde mental pública, com ênfase na atenção psicossocial para crianças e adolescentes. É psicóloga e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM/IPUB/UFRJ).

 

Deivisson Vianna: Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela (UNICAMP). Atualmente é Docente Adjunto do Departamento de Saúde Comunitária da (UFPR) e coordena a linha de cuidado em saúde mental da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES). Possui MBA em Gestão em Saúde pela (FGV). Trabalhou na supervisão, gestão e preceptoria de residentes em psiquiatria em diversos equipamentos de saúde de Curitiba-PR e Campinas-SP e já ocupou o cargo de coordenador de saúde mental neste último município.

 

Sabrina Stefanello: Médica Psiquiatra, Mestre e Doutora na UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Pós-doutorado no Departamento de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Montreal (Quebéc-Canadá). Tem experiência em pesquisa, reabilitação e inclusão social de egressos de hospitais psiquiátricos, em prevenção do suicídio e ensino de psiquiatria. Atua como professora da UFPR e supervisora de residentes de Psiquiatria na rede de saúde de Curitiba.

 

Paul Baker: Formado em Sociologia e Serviço Social na Universidade de Manchester e pós graduação em Saúde Mental. Secretário na International Mental Health Collaborating Network (IMHCN), coordenador de mídias sociais da Intervoice e um dos fundadores da Intervoice no Reino Unido. Desenvolveu projetos na área da saúde mental em Trieste (Itália), Servia, Croácia, Inglaterra e País de Gales. Realizou workshops em mais 15 países. Paul publicou o livro “The Voice Inside” (A Voz Interior). Escreveu capítulos e artigos sobre: recovery house, pessoas que ouvem vozes e a patologização da vida na infância.

 

 

Sandra Caponi: Professora Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Politica da da UFSC. Possui graduação em Filosofia – Universidad Nacional de Rosário (Argentina), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, realizou um primeiro Pós-doutorado na Universidade de Picardie (França) em 2000, e um Pós-doutorado Sênior na EHESS (Paris- França) em 2011 e um segundo estagio Senior com Bolsa Capes em 2017 (seis meses na UNiversida de Buenos Aires e seis meses em Paris VII).

Local

Plataforma EAD

Organizadores

CENAT
Deivisson Viana