Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Série de lives propõe diálogos e reflexões sobre a educação dos 0 aos 3 anos

julho 27, 20:00 - agosto 2, 20:00

De 27 de julho a 2 de agosto, o Instagram @movimentopikler fará uma série de lives sobre os três primeiros anos de vida. O objetivo é proporcionar diálogos com profissionais e pesquisadores do tema “educação dos 0 aos 3 anos” de modo a refletir sobre a importância dos cuidados nessa etapa, e apresentar caminhos que favoreçam um desenvolvimento integral e saudável à criança.

@movimentopikler é administrado por Suzana Soares, do Ateliê Arte, Educação e Movimento, que há dez anos anos reflete e atua com a primeiríssima infância tendo por base a Abordagem Pikler, pedagogia dos detalhes voltada às crianças pequenas e cujos princípios são: o estabelecimento do vínculo entre adulto-cuidador e bebê; a autonomia; e o brincar livre em um ambiente seguro e convidativo.

Na próxima segunda-feira, Suzana lançará seu primeiro curso online, o “Educação dos 0 aos 3 – Introdução à Abordagem Pikler”, pela Omnisciência (@educacaoparapaz) – editora que também publicou o seu livro: vínculo, movimento e autonomia.

Mais sobre a Abordagem Pikler: Em 1946 a pediatra húngara Emmi Pikler foi convidada para dirigir um abrigo com crianças órfãs de pais que haviam morrido na guerra. Pikler, até então, tinha trabalhado como médica de família, mas aceitou o convite e por 40 anos (até 1986, quando faleceu) esteve à frente do Instituto Lóczy, em Budapeste.

Mais de 700 bebês passaram por lá e, como a dinâmica de trabalho era diferente das que aconteciam em outras instituições, uma vez que se prezava pelo vínculo entre a cuidadora e o bebê, consolidado nos momentos de cuidados – como troca, banho e alimentação –, essas crianças foram acompanhadas até a vida adulta para fins de pesquisa.

O que se constatou foi que nenhum deles apresentou sinais de hospitalismo, dificuldade de relacionamento com outras pessoas ou qualquer outra característica comum a alguém que passou por um abrigamento. Desde então, a Abordagem vem crescendo mundo afora não só no âmbito educacional, mas também na saúde – posto que os anos iniciais são a chave para um desenvolvimento orgânico a contento.

No Brasil ela chegou em 2002, através da mestre em Direito da Família Sylvia Nabinger, no IV Encontro Nacional sobre o Bebê, em Brasília. Hoje, Sylvia preside a Rede Pikler Brasil, que tem por objetivo promover um grande diálogo sobre os desafios e possibilidades de difundir e ampliar os conhecimentos da Abordagem Pikler no país.

 

Programação:

Segunda-feira, às 20h: O olhar sensível da Abordagem Pikler

@educacaoparapaz convida @movimentopikler

 

Terça-feira, às 20h: Vínculo Afetivo Pai-Bebê

@4_daddy (Leandro) convida @movimentopikler

 

Quarta-feira, às 20h: A Abordagem Pikler na Educação Pública

@movimentopikler convida @licasisla ou @institutoavisala (perguntas)

 

Quinta-feira, às 20h: Ações da Rede Pikler Brasil

@movimentopikler convida @redepiklerbrasil (Lúcia Peçanha)

 

Sexta-Feira, às 20h: Abordagem Pikler e a Pediatria contemporânea

@movimentopikler convida @dristama

 

Sábado, às 16h: Bebês brincando com a Natureza

@movimentopikler convida @sercriancaenatural (Ana Carol Thomé)

 

 

 

Detalhes

Início:
julho 27, 20:00
Final:
agosto 2, 20:00
Website:
https://www.instagram.com/redepiklerbrasil

Local

Instagram @movimentopikler
Brasil

Organizador

Movimento Pikler
Telefone:
(11) 97427-8998
E-mail:
carolina@omnisciencia.com.br