Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

X CBHE – Congresso Brasileiro de História da Educação

setembro 2, 08:00 - setembro 5, 19:00

A Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), nestes 20 anos de atividades (1999-2019), tem cumprido o importante papel de congregar professores/as e pesquisadores/as brasileiros/as que desenvolvem atividades de ensino e pesquisa na área, de forma a estimular a realização de estudos no campo da história da educação e áreas afins.

Imbuídos desse propósito, um dos espaços desenhados para a divulgação e a troca de conhecimentos produzidos tem sido o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE) que, desde o ano 2000, reúne, a cada dois anos, professores e pesquisadores nacionais e internacionais com produção relevante sobre o tema. O CBHE já aconteceu em várias cidades: Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Curitiba, (PR), Goiânia, (GO), Aracaju, (SE), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Maringá (PR) e João Pessoa (PB

A décima edição do CBHE será realizada na cidade de Belém (PA), na Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 02 a 05 de setembro de 2019. Trata-se do primeiro evento nacional da SBHE a ser realizado na região Norte do Brasil. A escolha da região amazônica para a realização do XCBHE é resultante da combinação de dois fatores: o reconhecimento da comunidade de historiadores da educação em relação ao importante e competente trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da região; e a sintonia entre a região norte e o tema central do evento, “História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural”.

Em torno desse tema, elaboramos uma ementa que visa dar precisão e orientação à espécie de discussões que os participantes poderão encontrar nas conferências de abertura e encerramento, nas mesas redondas, nas comunicações coordenadas e individuais que comporão a programação do XCBHE.

O Estado Democrático de Direito requer o conhecimento, o consentimento e o cumprimento de normas legais que, expressando direitos e deveres, pretendem estruturar a convivência social. Para que isso ocorra, a educação, efetivada por meio da escola pública, gratuita e aberta a todos, é condição essencial para formação de uma sociedade democrática e solidária, que respeite à sensibilidade e à subjetividade humana. Porém, como conciliar esse processo de formação para a vida democrática e solidária em um mundo marcado pelo individualismo? Como seguir empunhando as bandeiras da liberdade, igualdade e fraternidade diante das demonstrações crescentes de xenofobia, racismo, misoginia e homofobia, entre tantas outras formas de preconceito? Como discutir a questão da diversidade cultural em um contexto em que povos, línguas, dialetos, costumes, saberes e tradições são relegados em favor da adoção de padrões culturais, sociais, comportamentais e linguísticos homogeneizadores? Estas são questões que nortearão os debates do X CBHE.

Detalhes

Início:
setembro 2, 08:00
Final:
setembro 5, 19:00
Website:
https://xcbhe.com.br/

Local

Universidade Federal do Pará – Instituto de Ciências da Educação
Campus Universitário do Guamá - Setor Profissional Av. Augusto Corrêa, 01 Guamá, sala 225
Belém, PA 66075-110 Brasil
+ Google Map

Organizadores

Sociedade Brasileira de História da Educação
Universidade Federal do Pará
Universidade Estadual do Pará