Fortaleza – VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

No dia 7 de novembro, a cidade de Fortaleza, no Ceará, receberá pela primeira vez o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que chega a sua sétima edição com o tema Práticas efetivas para uma política integrada”. O tema deste ano busca trazer, pelo olhar dos palestrantes e da contribuição da plateia, um debate sobre o desenho de políticas públicas em que o indivíduo vem em primeiro lugar.

“O objetivo do Simpósio é fomentar a discussão de como colocar as crianças e famílias no centro das políticas públicas para desenvolvimento infantil e como potencializar uma gestão integrada entre diversas secretarias”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino. Os palestrantes convidados trarão suas pesquisas, experiências e visões a partir dessa proposta. Entre eles, o pediatra Daniel Becker, professor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, falará sobre A criança como valor para a sociedade, enquanto Claudia Costin, diretora-presidente do Centro de Excelência e Inovação em Políticas educacionais da FGV-RJ, trará o tema Os Desafios e oportunidades na implementação da Base Nacional Comum Curricular (confira a programação completa abaixo).

 Realizado, neste ano, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, é organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) – uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará. É a segunda vez que uma cidade do nordeste recebe o evento, que no ano passado foi sediado em Recife (PE).

O evento é destinado a gestores e lideranças públicas das áreas de educação, saúde, assistência social, planejamento, cultura e quaisquer outras que tratem de políticas para crianças na primeira infância. As vagas são limitadas. As inscrições estarão disponíveis pelo site http://simposio.ncpi.org, entre 1º de setembro e 11 de outubro de 2017 ou até todas as serem vagas preenchidas.

 

Simpósio Satélite – ao vivo em qualquer lugar do Brasil

 

Prefeituras, universidades e organizações do terceiro setor de todo o país poderão se inscrever para transmitirem ao vivo todo o conteúdo do VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância.

 

Os cadastros para a transmissão no formato de Simpósios Satélites são gratuitos e poderão ser feitos no site http://simposio.ncpi.org a partir de 14 de agosto.

 

Serviço

Data: 7 de novembro de 2017

Horário: 8h às 18h

Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza – CE

Site para Inscrição: http://simposio.ncpi.org.br 

 

Programação:

 

9h15

A criança como valor para a sociedade

Palestrante: Daniel Becker, Professor na IESC/UFRJ e colaborador do UNICEF e da OMS.

 

10h

Desenhando políticas onde o indivíduo vem em primeiro lugar

Palestrante: Luciana Aguiar – especialista em negócios inclusivos e gerente de parcerias do setor privado do PNUD.

 

11h

A família e a criança no centro das políticas públicas e programas

Palestrantes: Ana Lima – diretora da Conhecimento Social e Márcia Machado – Pró-Reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará.

 

13h30

Lançamento do Guia de Comunicação sobre a Primeira Infância

 

14h15

Desafios e oportunidades na implementação da Base Nacional Comum Curricular

Palestrantes: Claudia Costin – diretora-presidente do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV-Rio e ex-secretária da educação do RJ

 

16h15

Liderança para o impacto coletivo

Palestrante: a confirmar

 

Sobre o NCPI

O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), o Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, o David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Hospital Infantil Sabará, foi criado em 2011 com o objetivo principal de traduzir o conhecimento científico sobre a Primeira Infância, que vai do nascimento aos seis anos de idade, para uma linguagem mais acessível à sociedade, de modo que ele possa ser melhor aplicado às políticas públicas e às práticas profissionais.

Além das entidades idealizadoras, o NCPI reúne ainda um grupo de especialistas e pesquisadores brasileiros de destaque em um Comitê Científico interdisciplinar que tem como missão identificar o que há de mais relevante e com maior potencial de impacto entre os conhecimentos existentes sobre o desenvolvimento na Primeira Infância, sintetizar assuntos que têm maior chance de aplicação nas políticas públicas, bem como promover uma agenda nacional de pesquisas voltada a áreas pouco ou nada exploradas.

9 comentários para “Fortaleza – VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

  1. olá! s sou técnica secretaria de educação de são francisco do conde, responsavel pela Educação infantil no município. gostaiamos de saber valores.

  2. gostaria de saber como podemos participar,se vocês podem enviar a carta convite?Hospedagem, custos?

  3. Penso que um avanço que nos cabe ainda é pensarmos a pessoa no presente, como presente, e nos questionarmos no pensamento de que são ou serão só o futuro, no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *