19 de outubro de 2017

Fundação Xuxa Meneghel promove projeto de empoderamento feminino jovem em parceria com a ONU Mulheres

A Fundação Xuxa Meneghel busca realizar projetos que atendam as demandas na região de Guaratiba. O desenvolvimento social e o incentivo a uma juventude feminina mais empoderada, sem dúvidas, são focos do trabalho institucional. Por isso, a FXM, em parceria com a ONU Mulheres, iniciou no mês de agosto o projeto “Uma Vitória Leva à Outra”.

A iniciativa surge de um trabalho da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional de criar espaços de convivência seguros para descoberta de habilidades, autoconhecimento e reconhecimento de potencialidades com jovens mães entre 15 e 21 anos livre de preconceitos de gênero. A ideologia do projeto é de desenvolver esses pilares a partir de oficinas e atividades que envolvem práticas esportivas ministradas por profissionais da ONU na Fundação.

Por meio do esporte, as participantes adquirem uma série de competências transferíveis para outras áreas, tais como: disciplina, trabalho em equipe, respeito às regras, superação de desafios, foco e persistência para alcançar metas.

Com um currículo adaptado para atendimento desse público, “Uma Vitória Leva à Outra” desenvolverá oficinas facilitadoras com temas direcionados à autoestima e liderança, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, empoderamento e eliminação da violência contra mulheres e meninas e educação financeira.

A Assistente Social da Fundação Xuxa, Grazielle Lenar, acredita que realizar um trabalho como esse é importante para quebrar estigmas tão presentes na vida de adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade socioeconômica.

“Existe uma grande demanda de adolescentes mães na região de Guaratiba que podem, de alguma forma, ter suas realidades transformadas. E é no intuito de criar novas e diferentes perspectivas de vida que esse projeto acontece. A minha expectativa é que essas jovens adquiram novas habilidades e se enxerguem como sujeitos capazes de modificar a realidade naturalizada em que elas vivem”, conta Grazielle Lenar, Assistente Social da Fundação Xuxa.

Juntamente à ONU Mulheres e ao Comitê Olímpico Internacional, o projeto tem como parceiros a Women Win, Comitê Olímpico Brasileiro e o apoio da Loteria Sueca e Always.

(Texto: Maiara Santos, Fonte e fotos: Fundação Xuxa Meneguel – www.fundacaoxuxameneghel.org.br)

voltar