Gestores públicos e defensores de direitos das crianças recebem certificado do curso “Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância”

Cento e doze gestores públicos e defensores dos direitos das crianças, de diversos estados brasileiros, vão receber o certificado de conclusão do Curso para Elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância.  Os alunos do curso receberam o certificado, impulsionando a realização de PMPIs nas cidades e também mobilizando profissionais na defesa dos direitos das crianças na primeira infância e políticas públicas intersetoriais voltadas a elas. (Clique aqui para conhecer a plataforma virtual).

Iniciado em agosto de 2017, o curso à distância recebeu mais de 3 mil inscrições, e foi oferecido gratuitamente para 250 gestores públicos e defensores de direitos das crianças, de 135 cidades brasileiras. Utilizando a metodologia da educação dialógica aliada ao conteúdo do Guia para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, o curso foi construído a partir da escuta de integrantes da RNPI que atuam no campo, e contou com a participação direta de quatro especialistas da Rede: o educador e filósofo Vital Didonet, Luzia Lafitte, superintendente do Instituto da Infância e coordenadora da Rede da Primeira Infância do Ceará, o educador Edson Cordeiro, da Solidariedade França Brasil, e Ana Marcílio, da Avante Educação e Mobilização Social, e da Rede Estadual Primeira Infância da Bahia.

“No curso não houve provas nem notas. A aprovação, que era necessária por conta do certificado, foi feita por meio das participações nos fóruns de discussão e da entrega de um trabalho final. Dessa forma garantimos que os temas fossem enriquecidos pelas respostas dos próprios alunos que compartilharam suas realidades”, afirma Isabella Gregory, especialista em educação à distância e integrante da equipe da secretaria executiva da RNPI/CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.

Ao longo dos três meses de curso, os participantes receberam informações e puderam refletir sobre temas como os marcos conceituais e legais sobre a primeira infância, que incluem o Estatuto da Criança e Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância, e a intersetorialidade das políticas públicas. O curso também apresentou e detalhou as etapas do processo de elaboração de um plano municipal pela primeira infância, e seus pressupostos: como a participação social, a escuta e participação das crianças, o diagnóstico da situação da primeira infância no município, e a relação do PMPI com o Plano Nacional pela Primeira Infância.

Uma das apostas metodológicas no desenho do curso foi apresentar os temas de forma acessível, em pequenos módulos com textos e vídeos curtos, e promover atividades mobilizadoras, que se relacionam diretamente com a prática dos alunos, e facilitem o planejamento no município. Outra escolha foi investir na comunicação próxima e constante com os alunos, por meio da plataforma, telefone e e-mail, e tutoras especializadas no tema.

O curso à distância “Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância” é uma realização da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância/ CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, com apoio da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Fundação Bernard van Leer.

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