Goiânia – IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança

O IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança acontece em Goiânia, na PUC Goiás, de 22 a 25 de agosto de 2018. Neste ano o tema será alusivo à “Uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças” e contará, ainda, com a primeira experiência Luso-Brasileiro das Crianças. Este será organizado para que elas também possam dizer sobre o tema. As inscrições de Trabalhos estão abertas até o dia 10 de março. Vale ressaltar que a publicação do trabalho completo está condicionada à inscrição de todos os autores e coautores no evento.

O encontro tem caráter interdisciplinar e acolhe temas em defesa das crianças e das infâncias. A questão dos direitos deve perpassar a luta pela educação, saúde, cultura, lazer e brincadeira, por uma cidadania ativa das crianças. Dessa forma, o IV Simpósio convoca estudos e pesquisas que se constituem numa base interdisciplinar, de forma a mostrar os resultados dos processos de construção de conhecimento geradores nos diálogos entre a Sociologia, a Educação, Psicologia, Geografia, a História da Infância, as Artes, o Direito, as Ciências Políticas, bem como outras Ciências Humanas e Sociais.

Este Simpósio refere-se à participação das crianças. O evento não cumpriria suas finalidades se apenas falasse sobre as crianças e seus direitos. Sendo assim, convida as próprias crianças brasileiras e aquelas portuguesas e africanas residentes no Brasil para, em movimento concomitante aos debates que serão tratados pelos adultos, também participarem do I Simpósio Luso-Brasileiro das Crianças. Coordenado por pesquisadores brasileiros que já possuem experiência em pesquisas com e para as crianças, o Simpósio das Crianças permitirá colocar em prática a vivência de uma ação participativa, democrática e colegiada em que as próprias crianças, assumidas como protagonistas, discutirão seus temas de melhor interesse. Ao final, elas também dirão o que pensam e querem sobre seus direitos.

Por fim, o IV Simpósio pretende ainda ser um marco na luta pelos direitos das crianças portuguesas e brasileiras. Ao término do evento espera-se que seja produzido uma moção no que se refere às principais reflexões que permitam aos governantes dos dois países se atentarem para aquilo que evoca o tema desta edição. Seja na definição, construção ou implementação de políticas públicas, o IV Simpósio pretende convergir estudos, vozes e propostas na garantia de direitos às crianças. O I Simpósio Luso-Brasileiro das Crianças busca trazer o protagonismo das crianças no que se refere a seus direitos

Mais informações em: http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *