Grupo Marista lança ação que propõe brincadeiras entre pais e filhos

6 - image007

A Rede Marista de Solidariedade (RMS) e a Rede de Colégios do Grupo Marista vão realizar, durante todo o mês de outubro, a campanha #DesafioDoBrincar, que tem como objetivo espalhar pela internet uma reflexão sobre o tempo e a qualidade dedicada para as brincadeiras, bem como a presença significativa junto às crianças.

Para realizar a ação, durante todo o mês de outubro as 26 unidades da RMS e os 18 colégios da Rede Marista de Colégios farão fotos com crianças e adultos brincando juntos para publicação na fanpage da Rede Marista de Solidariedade (facebook.com/solmarista) e dos respectivos colégios, comunicando aos seguidores que eles toparam participar do #DesafioDoBrincar.

Com isso, a campanha pretende estimular os seguidores a participarem do desafio, convidando outras pessoas a publicarem fotos de brincadeiras entre adultos e crianças em suas páginas no Facebook com a hashtag  #DesafioDoBrincar.

“Isso tudo serve como “motor” para a viralizar uma ação que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância do “brincar junto”, de estar presente com a criança, de corpo inteiro. Que não importa o presente. O que importa é a presença verdadeira e significativa do adulto de referência na vida da criança”, explica o diretor da Diretoria Executiva de Ação Social (DEAS) do Grupo Marista, Ir. Franki Kucher.

“Além de expor o Direito ao Brincar, queremos provocar uma reflexão sobre o tempo que dedicamos para brincar com nossos filhos, já que isso está diretamente relacionado à formação deles como seres humanos. Esse é foco central da ação. É uma mobilização em defesa de uma causa que está diretamente relacionada a nossa missão como Grupo Marista”, reforça o diretor da Rede Marista de Colégios, Gerson Luis Carassai.

7 - image009

 

A campanha é mais uma das iniciativas do Programa Direito ao Brincar, já desenvolvido pela RMS. A ação une toda as áreas do Grupo Marista (Educação, Comunicação, Saúde e Solidariedade) na defesa da garantia do direito ao brincar. Mais informações sobre o #DesafioDoBrincar estão disponíveis em brincar.org.br.

Confira o vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?t=2&v=Fwr6t-1bgTQ

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade,Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

(Informações: Rede Marista de Solidariedade)

Um comentário para “Grupo Marista lança ação que propõe brincadeiras entre pais e filhos

  1. Olá. Sou Cadu Dias Lopes, ex-aluno Marista, atual presidente da Associação dos Antigos Alunos Maristas do Rio de Janeiro, ex-funcionário (por 19 anos), Midiaeducador, produtor e músico criador e coordenador do CPTV Marista-Rio, por 15 anos, um dos maiores Núcleos de Mídia que, enquanto existiu, foi referência para todo o Instituto Marista no Brasil.
    Em 2006 criei e fui diretor do programa “Por quê: o Jogo da Midiaeducação”, encomendado pela TV Brasil, antiga TV Educativa, para o “Dia da Criança na Mídia. O programa fez tanto sucesso que encomendaram, para 2007, mais dois episódios: um para o dia da criança e outro para o dia da criança na mídia.
    O episódio 02, criado para o Dia da Criança de 2007, trata exatamente da campanha que estão promovendo.
    Como diretor do programa tenho os direitos morais/autorais do mesmo. Mas o Marista detém os direitos patrimoniais e acredito que seria muito interessante que esse trabalho, que é Marista, feito por jovens Maristas do Rio de Janeiro, possa contribuir com os objetivos de vocês.
    O programa encontra-se num link não listado do meu canal de portfólio em:
    https://www.youtube.com/watch?v=zdhas71TwA0
    Se precisarem, acredito que o Colégio Marista São José do Rio de Janeiro, unidade Tijuca, por onde o programa foi realizado, ainda deva ter uma cópia disponível.
    Parabéns pela iniciativa e contem comigo para qualquer ajuda.
    Cadu Dias Lopes
    http://www.cadudl.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.