20 de agosto de 2015

GT de proteção e prevenção às violências planeja ações para próximo triênio

Foto: Plan Brasil

Foto: Plan Brasil

Entre os dias 13 e 14 de julho, o Grupo de Trabalho (GT) Proteção e Prevenção as violências da Rede Nacional Primeira Infância esteve reunido em São Paulo para planejar as ações do GT para o triênio (2015-2017). O encontro ocorreu no escritório nacional da PLAN International Brasil, uma das instituições que compõem o GT. Estiveram presentes no encontro Ana Paula (Fundação Xuxa Meneghel), Danielle Araújo (Instituto Promundo), Flávio Debique (PLAN International Brasil), Francis Helen (Instituto da Infância), Karina Lira (Visão Mundial) e Beatriz Perez, representando a Secretaria Executiva / CECIP. A reunião foi facilitada por Pollyana Magalhães, gerente de Projetos do escritório da Plan Pernambuco.

Presença do tema da violência na pauta política da união, estados e municípios

O grupo definiu como objetivo principal da atuação dos próximos três anos, contribuir para que as políticas públicas sejam suficientes e efetivas na prevenção e atendimento as violências contra meninos e meninas. Para isso definiu que as ações do GT devem ter como foco o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos para o enfrentamento às violências que afetam a primeira infância. Além disso, o Grupo considerou fundamental um trabalho de incidência junto as mídias, visando colaborar na qualificação do debate para abordar o tema da violência contra crianças nos meios de comunicação.

Mobilização e articulação de atores chaves

As discussões ao longo do Encontro de Planejamento apontaram para necessidade de trabalharmos cada vez mais articulados a outros atores que também tem como pauta de atuação a proteção e prevenção às violências na primeira infância. Assim, para que isso ocorra é necessário que um número maior e diverso de atores estejam integrados e fortalecidos nas ações de enfrentamento as violências no âmbito das políticas públicas. Em relação a isso, o GT assumiu como uma de suas prioridades trabalhar para mobilizar e articular diferentes atores do Sistema de Garantia de Direitos e de diversas estâncias (municipal, estadual e federal) para que as ações de enfrentamento as violações contra crianças ocorram cada vez mais de forma integrada.

Disseminação de boas práticas no enfrentamento e prevenção as violências contra crianças

Visando contribuir para visibilidade do tema da prevenção e proteção as violências e no fomento a construção de políticas públicas efetivas, está também no escopo das ações do GT para o triênio 2015-2017, o mapeamento e disseminação dos materiais já produzidos sobre o tema de enfrentamento as violências na primeira infância que devem servir como subsídios para formação dos conselheiros, famílias, gestores. Além de subsidiar a ação de instituições no tema, a intenção é divulgar ações exitosas na área de promoção, proteção e controle das violências contra crianças.

(Informações: Danielle Araújo, coordenadora do GT Proteção e Prevenção às violências)

voltar