25 de setembro de 2017

IFAN promove lançamento de cartilhas em Acaraú, CE

O Instituto da Infância, por meio do Projeto Elos de Saberes, está realizando o lançamento da Cartilha “Elo Conta Contos – Escuta de Saberes” em diversas escolas da região do Vale do Acaraú (de Acaraú). Os eventos de lançamento estão acontecendo em cada escola, durante as rodas de direitos, que são encontros temáticos com integrantes do sistema de garantia de direitos, comunidade e escola para socializar as ações desenvolvidas pelas crianças e pelos adolescentes e sobre diversos temas que emanam da comunidade, da escola e do contexto de atuação dos serviços de garantia de direitos.

Durante este mês de setembro, já aconteceram três lançamentos. O primeiro na Escola Manoel João de Araújo, em Aranaú, no dia 20 de setembro; e os outros dois no dia 22 de setembro nas escolas Manoel Duca da Silveira, em Lagoa do Carneiro, e na Escola Hermínia Franklina da Silveira, em Juritianha. Os lançamentos acontecerão ainda em outras sete escolas localizadas na sede do município.

De acordo com a coordenadora local do projeto, Lorena Silveira, “a cartilha, que é um livro de contos, foi elaborada através de escutas de crianças, respeitando as peculiaridades, diversidade e pluralidade temática que permeiam os contextos e direitos. Para além de entreter e incentivar leitores, conversam com as realidades das crianças acarauenses, seus universos simbólicos, mapas afetivos, sonhos e sentimentos. Não somente colorida e viva, a cartilha tem em sua técnica metodológica, responsabilidade social ao deixar uma contribuição que permeia da antropologia e sociologia da infância à pedagogia, numa parte destinada aos educadores e professores, somando positivamente com os processos educativos de incentivo e desenvolvimento de competências, como o projeto ELO de Saberes se propõe”, destaca.

O Projeto Elo de Saberes teve início em 2016 em Acaraú com o objetivo de fomentar saberes de competência leitora e midiática para garantir direitos e melhoria de aprendizagem das crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, a fim de proporcionar uma melhor atuação no mundo globalizado. Sua continuidade em 2017 busca fomentar a efetivação e disseminação da metodologia do Projeto ELO de Saberes integrando competências na prática cotidiana da Política de Assistência Social (SCFV) e de Educação (escolas) no município de Acaraú/CE.   O projeto é executado pelo Instituto da Infância – IFAN em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Acaraú e apoio da Fundação Itaú Social e Prefeitura Municipal de Acaraú.

(Fonte: IFAN – Instituto da Infância – www.ifan.com.br)

voltar