III Seminário Estadual Piauiense da Adoção discute permanência de crianças em abrigos

O Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (Cria) realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, o III Seminário Estadual da Adoção no auditório da OAB-PI. O Seminário Estadual da Adoção é um evento bienal que visa fomentar o debate junto à sociedade, profissionais e acadêmicos, de temas relevantes para o contexto da adoção e de problemas como a institucionalização de crianças e adolescentes.

O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) aponta que apenas 5% dos cerca de 43 mil candidatos a pai e mãe adotivos aceitam crianças de nove anos de idade ou mais. No entanto, é nesse grupo que estão mais de 60% das crianças aptas a serem adotadas em abrigos no Brasil. Esse descompasso é um dos fatores que mais contribuem para que o número de crianças em abrigos só cresça no país. Hoje, são cerca de 8 mil crianças aptas para adoção, ou seja, o número de pais na fila para adotar é cinco vezes maior.

O evento quer alertar a sociedade para o crescimento de crianças em abrigos de Teresina (PI), sem retornarem para suas famílias ou encontrarem um novo lar. A presidente do Cria, Francimélia Nogueira, relata que existe 250 crianças em sete abrigos na capital piauiense. Muitas delas crescendo nesses locais e sem uma perspectiva de saírem deles. Por isso, o tema do seminário deste ano será “O que os olhos veem, o coração sente”.

“Com esse tema, a gente quer alertar, principalmente a rede que é responsável por julgar os processos de crianças e adolescentes que vivem hoje nos abrigos de Teresina, sobre a necessidade dessas crianças serem vistas, porque a gente não se apaixona pelo que a gente não conhece”, disse Francimélia Nogueira.

Dentre os palestrantes convidados, está confirmado a participação do juiz de Direito Fernando Moreira, juiz eleitoral vice-presidente da comissão nacional de adoção do IBDFAM e professor da ESMAGIS (MS).

O III Seminário Estadual da Adoção tem parceria da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PI. As inscrições podem ser feitas online, através do site http://criapiaui.com.br ou presencialmente, na sede do Cria, localizado na Rua São Pedro, 1841 – Centro Sul.

Fonte: OAB PI e Cidade Verde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *