ImaginaC, plataforma que dá voz e visibilidade às crianças na construção de um mundo melhor, é lançada no Dia da Criança

Foto: Acervo Criacidade / Sheila Signário

Quando a violência deixa de dominar uma rua da cidade e dá espaço para crianças brincarem nela, é porque uma grande força entrou em cena. E não foi a polícia. Nayana Brettas é uma socióloga, formada pela PUC SP com especialização na relação entre as crianças e a melhoria da vida nas cidades, e fundadora do ImaginaC. “A partir do olhar solidário e generoso das crianças, de seus sonhos e da imaginação única que possuem, surge um poder enorme de transformação e melhoria de nossas vidas. O problema é que ninguém as escuta”, diz Nayana, “e é isso que pretendo mudar lançando esse programa que busca criar um grande movimento mundial de conexão com a criança e a cidade! ¨, completa.

Em parceria com a empresa de impacto Rua Livre, de Marcos Dimenstein e Estêvão Romane, que há 4 anos realiza programas de ocupação e melhoria de vida no urbe, o conjunto de ferramentas chamado ImaginaC busca conectar e aproximar comunidades, famílias e escolas em torno das crianças na busca de uma vida melhor. Com a ajuda de aplicativos de celular, jogos para as escolas e famílias, programas de intercâmbio familiar e de cidades, além de uma agenda de comunicação positiva e de diálogo com o poder público, o programa é fruto de uma metodologia testada com sucesso em campo – no caso, o Glicério, bairro tradicionalmente violento de São Paulo que teve sua realidade mudada após a passagem do programa.

As crianças e os adultos serão convidados a descobrir, sentir e imaginar as cidades, levantando problemas, apontando soluções e se organizando em grupos para resolvê-los com apoio de empresas e parceiros. Tudo isto, prometem os idealizadores, será feito de forma muito divertida, leve e que aguce nosso espírito de coletividade, de visão global, valorizando as  crianças como atores sociais e cidadãs pertencentes à cidade com uma noção mais realista do mundo. “Vivemos em bolhas, em diferentes esferas completamente distintas da vida, mesmo tão próximos uns aos outros. Curioso que em geral o que nos une são os problemas, não as soluções, e isto precisa mudar. Ao resgatarmos a nossa criança interior, nos conectamos com o outro da maneira mais pura e livre, nos permitimos sonhar juntos novamente, e irmos atrás das transformações. Nós queremos ajudar as pessoas a transformarem suas realidades, as realidades de suas comunidades e cidades, rumo a um mundo melhor, conectado de verdade.”  ressalta Estêvão Romane.

No âmbito offline, será disponibilizado, a partir do dia 12, um jogo para escolas públicas  e privadas  para que os professores joguem com seus alunos, com brincadeiras que vão desde “Descobrir a Cidade”, que convida as crianças a buscarem por 67 itens inusitados pela cidade, a criação de criaturas fantásticas com poderes de melhorar a cidade que depois terão seus poderes concretizados junto a apoiadores e financiadores. O programa, como diz a participante Thifanny Rodrigues, de 10 anos de idade, “não é só de brincadeira: é uma parte da nossa infância, que ajuda a gente a ficar mais disposta… É participar mais das coisas, gostar mais de escola, de estudar, da família”.

No dia do lançamento oficial, interessados em apoiar o programa e saber mais sobre como participar, poderão acessar o site www.imaginac.vc. Um vídeo animação sobre o programa, textos, a metodologia criança fala e depoimentos estarão disponíveis, e os usuários poderão se inscrever como apoiadores utilizando-se de suas próprias expertises. A ideia é que todos os setores da sociedade embarquem nesta aventura com o que tiverem: empresas podem ser patrocinadoras de ações, pessoas podem doar tempo e conhecimento, famílias podem se unir para jogar com suas crianças e por aí vai. O céu é o limite neste jogo da vida.

ImaginaC você se conectar com a criança, a cidade, a comunidade, o coração, a cooperação, o colorido, a criatividade! Venha descobrir onde esta conexão pode te levar com o ImaginaC!

 

O que é: ImaginaC , conjunto de ferramentas para as famílias, escolas e empresas se organizarem em torno de soluções para um mundo melhor por meio da visão das crianças.

Lançamento: dia 12 de outubro, com website e vídeo animação do jogo.

Idealizadores: Nayana Brettas, fundadora. Rua Livre, empresa parceira no desenvolvimento e implementação da plataforma.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.