06 de outubro de 2015

Inscrições abertas e gratuitas para a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz no Senado Federal

image001A Rede Nacional Primeira Infância estará presente no 8º ano consecutivo em que o Senado Federal realiza a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, o Comitê Científico, composto por colaboradores voluntários, escolheu como tema A Epigenética e o Desenvolvimento Infantil. Claudius Ceccon, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância, e Vital Didonet, assessor legislativo da RNPI, participarão do evento, além de organizações integrantes como Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Fazendo História, e Secretaria de Direitos Humanos.

A programação deste ano aborda subtemas como o impacto da saúde física e mental da futura mãe no desenvolvimento do bebê; o estresse perinatal influenciando no desenvolvimento neuropsicológico da criança; contempla as questões ligadas à epigenética na criança em instituição de acolhimento; assim como a as relações entre genética, meio ambiente e cultura, entre tantos. Há ênfase nas atividades lúdicas com instrumentos de intervenção positiva, como a música, a literatura e a contação de histórias, atividades que, comprovadamente, influenciam nessa dinâmica.

Outro subtema de muito interesse é do Marco Legal da Primeira Infância, que tramita atualmente no Congresso.

Aberto ao público em geral, com inscrição gratuita, a Semana tem como principal público-alvo pedagogos, educadores, profissionais da saúde, psicólogos, legisladores, representantes dos poderes Executivo e Judiciário, gestores públicos e privados nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, professores e estudantes universitários, profissionais de imprensa, membros de organizações não-governamentais e outras instituições da sociedade civil.

Nesta edição, as comissões de Educação, Cultura e Esporte; Direitos Humanos e Legislação Participativa; e de Assuntos Sociais do Senado Federal realizam, no dia 21 de outubro audiência pública conjunta para tratar de aspectos que influenciam a Epigenética no período da gestação e nos primeiros anos de vida.

Entre os destaques do evento, estão os francesas Françoise Molenat, Psiquiatra, Gilles Cambonie, Pediatra e Neonatologista e Jaqueline Wendland, Psicóloga. Entre os brasileiros, a neurocientista Fabíola Zucchi, de Brasília, a Psicóloga Maria Regina Maluf, de São Paulo, a Professora Paula Pecker, do projeto Musica per Bambini, de Porto Alegre, e integrantes da Orquestra de Cordas da Grota, de Niterói.

Além da parceria com a Universidade de Paris Descartes e a Embaixada da França, destaca-se a parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Epigenética

O termo Epigenética foi cunhado por Conrad Waddington em 1942 e significava: “a experiência de um organismo pode ter influência na expressão dos genes, modificando-a”.

Situações vividas pela mãe durante a gestação, positivas e negativas, deixam marcas genéticas na criança e influenciam a maneira com que alguns genes se manifestarão ao longo da vida, influenciando no aparecimento de características de personalidade e doenças. Nos ensina a Epigenética que esse processo se dá em cadeia, podendo essas mudanças na leitura do DNA serem transmitidas para a próxima geração.

A maioria das mudanças epigenéticas acontecem durante toda a vida do ser humano mas essas constatações ressaltam ainda mais a importância de investirmos em atenção à Primeira Infância, os primeiros anos de vida que vão da concepção aos 6 anos.

As elucidações e explicações sobre a Epigenética proliferam no meio científico. Dentre muitas afirmações incontestáveis é que a maioria das mudanças epigenéticas ocorrem em momentos da vida de um ser humano, desde a fase intrauterina, passando pelo desenvolvimento do recém nascido, primeira infância, puberdade e na terceira idade. Envolvem modificações moleculares do DNA, como a metilação do DNA e a acetilação de histonas (que são proteínas nas quais o DNA se enovela).

 

Serviço

VIII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Tema: A Epigenética e o Desenvolvimento Infantil

Data: 20 a 23 de outubro de 2015

Local: Auditório Petrônio Portela, Senado Federal – Brasília-DF

Organização: Comissão de Valorização e Cultura da Paz – SF

+55 61 3303-3423

 

Inscrições: http://www.senado.gov.br/senado/Programas/InfanciaePaz/

Facebook: https://www.facebook.com/InfanciaEPaz/

(Informações: Comissão de Valorização e Cultura de Paz do Senado Federal)

voltar