04 de agosto de 2017

Inscrições abertas para mostra que identifica boas práticas que valorizam as expressões infantis nas redes públicas de educação

Por que é tão difícil que as manifestações, ideias e expressões infantis sejam reconhecidas e valorizadas nas escolas de Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O que é necessário fazer para mudar essa realidade?

Foi buscando respostas a essas reflexões que o Instituto Avisa Lá  e seus parceiros criaram a Mobilização Ocupação Criança, iniciativa que tem como missão sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial infantil.

Os interessados em participar devem preencher um formulário disponível no site  Ocupação Criança até 31 de agosto. Nele, o município, a escola ou o professor descrevem ações desenvolvidas que valorizam as manifestações infantis, sejam elas expressões das diferentes linguagens , do jogo simbólico com registro de falas, enredos e cenários protagonizados pelas crianças, suas escritas iniciais, ações de gestão para viabilizar o protagonismo infantil, entre outras.

O site da Mobilização Ocupação Criança criou um Banco Virtual de Práticas em que é possível conhecer as ações selecionadas na 1ª. Mostra, como, por exemplo, o projeto Viagem ao Espaço. Nesta iniciativa, a valorização das indagações das crianças, as brincadeiras e as pesquisas levaram à construção de um projeto que destaca as potencialidades e o protagonismo infantil.

As práticas selecionadas nas duas mostras serão apresentadas no 2º. Seminário da Mobilização, a ser realizado em novembro de 2017, na cidade de São Paulo.

Sobre o Instituto Avisa Lá
Associação da sociedade civil, sem fins de lucrativos, com finalidade pública, que atua na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental públicos e tem como foco principal a formação continuada de profissionais

(Fonte: Instituto Avisa Lá – http://avisala.org.br/)

voltar