02 de junho de 2017

Instituições encerram Semana Mundial do Brincar com muita diversão

Foto: Fundação FEAC

As habilidades motoras e de linguagens também foram exploradas através de jogos e brincadeiras promovidos por diversas instituições de educação infantil durante a Semana Mundial do Brincar, encerrada em Campinas/SP no último 27 de maio. Pensando nisso, as creches Semente da Vida, Casa da Criança de Sousas, AMIC Village e Centro Infantil Tia Nair, parceiras da Fundação FEAC, criaram diversas atividades para estimular o desenvolvimento da criançada.

Mais do que oferecer distração e entretenimento aos pequenos, as brincadeiras e jogos foram utilizados para intensificar e favorecer muitos processos de aprendizagem. Quando uma criança brinca ela aprende a expressar seus sentimentos e aprimorar sua percepção de mundo, além de desenvolver sua imaginação e melhorar a compreensão do que acontece à sua volta. Assim, o brincar se torna fundamental para o desenvolvimento integral de uma criança.

Na Semente da Vida, duas atividades envolveram pais e filhos em jogos divertidos. O Bingo Alfabético utilizou o conhecido jogo como instrumento para a alfabetização. “Observamos o grande interesse e curiosidade das crianças pelas letras do alfabeto. Os pequenos ampliam seus conhecimentos e identificam as letras cantadas de um modo divertido. Com a presença dos pais, o bingo ainda se tornou momento de integração das famílias, foi uma construção conjunta”, falou Maria Tereza Camargo, orientadora pedagógica.

“Foi uma atividade pensada em conjunto com as crianças. O desafio era trazer os pais para a sala de aula e mostrar que é possível aprender brincando. Essa foi a mensagem que queríamos passar e conseguimos. Também mostramos que é possível fazer esse tipo de brincadeira em casa, pois é divertido e entretém os pequenos”, explicou a professora, Anadege Santos Cruz.

Para Adriana Nunes da Silva, assessora técnica do programa Primeira Infância em Foco (PIF) do Departamento de Educação da Fundação FEAC, na Educação Infantil, no trabalho com a linguagem escrita, o educador deve respeitar a criança como produtora de cultura e compreender que essa produção se realiza na interação que ela estabelece com o mundo e com as diversas produções culturais existentes.

“Durante a primeira infância, as crianças entram em contato com a leitura e escrita, e  todo conhecimento adquirido ao longo do processo faz com que elas sintam desejo de ler e escrever, demonstrando confiança nelas mesmas. As educadoras do Centro de Formação Semente da Vida se preocupam em oferecer aos pequeninos vivências significativas para que possam elaborar os conhecimentos. A escrita é experimentada em produções de escrita espontânea, estratégia em que vão levantando diferentes hipóteses até se apropriarem das regras que constituem o sistema de escrita”, observou.

Explorando os movimentos

Com objetivo de criar brincadeiras e jogos de motricidade para a criançada, a creche Semente da Vida também realizou um circuito para lá de animado. Pais e filhos entraram na brincadeira que contou com diferentes trajetos com desafios e regras a serem seguidos.

Com tuneis, bambolês, brinquedos de encaixe, caixas de terra e de farinha com cola, as famílias se exercitaram e exploraram texturas e sensações. “Pensamos em realizar uma brincadeira adequada à faixa etária dos pequenos. Com 3 anos, as crianças gostam de explorar os espaços, de correr e também de experimentar novas sensações. Nesse circuito, eles puderam desenvolver habilidades motoras, tiveram noções matemáticas e de esporte e tudo isso com muita diversão”, explicou a professora Suelen Neves Félix da Silva.

Pais e mães entraram na brincadeira e elogiaram a experiência. “Por conta do nosso dia a dia corrido e do trabalho, é difícil a gente ter tempo para brincar. Hoje foi muito divertido e é incrível ver que nossa filha gostou tanto”, relataram Maria José e Antonio de Oliveira Santos, pais da Marina, 3 anos.

A Casa da Criança de Sousas levou pais e filhos para a Praça de Esportes Benedito do Santo para participarem de brincadeiras e de uma oficina de confecção de brinquedos não estruturados. O objetivo foi possibilitar o desenvolvimento e dar oportunidade à criança de explorar suas habilidades criativas.

“Acreditamos que o brinquedo não estruturado desafia a imaginação por meio da exploração dos materiais disponíveis. E trazer os pais para essa atividade também dá a oportunidade da integração”, garantiu a coordenadora pedagógica da instituição, Glaucia Valente Sousa.

No Centro Infantil Tia Nair, os pequenos também se divertiram bastante com a caça ao tesouro, contação de história, oficinas e com os brinquedos não estruturados.

“Fizemos algo simples, mas que instiga a imaginação da criançada. Além disso, deixamos todas as turmas juntas, interagindo, e acreditamos que essa interação é saudável para todos. O brincar livre favorece essa integração”, explicou Alexandra Valente Gobato, coordenadora pedagógica da instituição.

Na creche Madre Anastácia, o objetivo foi levar os pais para dentro da escola e oportunizar a brincadeira entre a família. As brincadeiras da vez foram de futebol no pano, pega trecos e dança comigo.

Já a criançada da AMIC Village não parou um segundo. Entre uma oficina e outra e sessões de contação de história, os pequenos construíram peões, cataventos, fizeram biscoitos, massinha, barangandã, e muito mais.

“Nossa intenção foi mostrar a importância dos pais dedicarem tempo para brincarem com seus filhos. Mostrar às famílias que não importa quanto tempo, mas sim a qualidade deste, que é dedicado verdadeiramente à criança”, pontuou a orientadora pedagógica, Amanda Verzaro.

Os brinquedos não estruturados, sejam eles potes, colheres, tampas, papelão, embalagens plásticas, pedaços de madeiras e outros objetos, levam os pequenos ao mundo de fantasia, imaginação e criatividade. “A criança, ao estruturar a sua brincadeira ou brinquedo, desenvolve algumas funções cognitivas como a organização, atenção, memória, criatividade. Além disso, essas brincadeiras auxiliam na coordenação motora e interação”, garantiu Denilze Ricciardelli, assessora técnica do PIF.

Encerramento

A creche Menino Jesus de Praga celebrou o último dia da Semana Mundial do Brincar em Campinas com a promoção de uma série de brincadeiras entre pais e filhos.  Ateliês de fantasias, de brinquedos não estruturados, carrinhos e de faz de conta, marcaram a manhã de sábado, 27 de maio. As famílias colaboraram com as brincadeiras. Aparecida da Silva Ribeiro, mãe do Davi, 5 anos, ensinou a criançada a fazer potes coloridos. “Quando participo de atividades como essa, acabo não só fazendo algo bacana para o meu filho e para as outras crianças, mas também para mim mesma. Quando somos mais presentes e participativos na vida de nossos filhos, ganhamos mais carinho, mais respeito. E isso acaba sendo um exemplo. Eu quero ser mais mãe!”, enfatizou.

Outras entidades também aproveitaram para encerrar a Semana em grande estilo. A Meimei convidou as famílias para passarem uma manhã divertida brincando nas oficinas de pipa, corda, materiais reciclados e bolas. “Decidimos convidar os pais para essa ação no Parque Portugal, Lagoa do Taquaral, para sair um pouco da rotina. É interessante essa aproximação fora da creche. Os pais deixam as crianças brincarem livremente e também se divertem”, falou a diretora educacional, Gibiane Ferreira.

Marlene Borges, mãe do Gabriel, 5 anos, compareceu com toda a família. “Hoje viemos todos, filho, filhas e até os netos e estamos adorando. Foi uma excelente ação da escola. É muito importante estarmos presentes e por isso que estamos aqui. Saber que meu filho está sendo cuidado com zelo é uma maravilha”, falou.

A Semana Mundial do Brincar (SMB) teve início, em Campinas/SP, no último 22 de maio. Foram seis dias de atividades inspiradas pelo tema “O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequência da vida com imaginação, fantasia e experiências.

(Fonte: Fundação FEAC – http://www.feac.org.br)

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