Livro apoiado pela fundação holandesa Bernard van Leer, referência mundial em primeira infância, analisa Programa Criança Feliz (PCF)

O livro Da ciência à prática – Os programas de apoio ao desenvolvimento infantil na América Latina, que será lançado em Brasília em 6 de dezembro, faz um dos mais completos levantamentos sobre as iniciativas de estímulo ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Dividido em cinco capítulos, a publicação traz evidências científicas sobre a importância dessa fase, um histórico desse tipo de iniciativa no Brasil e no mundo, além de detalhes sobre a metodologia e o trabalho de programas que são referência na América Latina, como Educa a Tu Hijo (Cuba), Chile Crece Contigo, Uruguay Crece Contigo e Cuna Más (Peru), e no Brasil (Pastoral da Criança, Primeira Infância Melhor (PIM), Mãe Coruja Pernambucana, Padin, entre outros).

Por meio de um grande trabalho de reportagem, a publicação também detalha o funcionamento do Programa Criança Feliz (PCF). Apoiado por cinco organismos das Nações Unidas (Unicef, Pnud, Unesco e Opas/OMS), o PCF é hoje um dos maiores programas desse tipo no mundo e vem chamando a atenção de especialistas brasileiros e estrangeiros pela rapidez com que ganhou escala e também por diversas práticas inovadoras.

No livro, há dados sobre a implementação do programa nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.  Ao todo, o levantamento incluiu 42 municípios de Norte a Sul do Brasil e mais de 300 entrevistas com beneficiados, gestores, profissionais desses programas no Brasil e também em outros países da América Latina (Chile, Uruguai, Peru, Cuba e Colômbia) e em Moçambique, além de especialistas nacionais e estrangeiros (Estados Unidos, Itália, Portugal e Espanha).

Treze estados, de todas as regiões do país, foram visitados in loco entre maio e junho de 2018 por uma equipe de Jornalistas Amigos da Criança (título concedido pela organização da sociedade civil ANDI, com o apoio do Unicef e outras instituições, aos profissionais que mais se destacaram na cobertura desse tema).

A equipe percorreu centenas de quilômetros no país inteiro para acompanhar de perto dezenas de visitas e entrevistar gestores, visitadores, supervisores, crianças, mães, pais, avós, entre outros. O resultado é um rico e diversificado painel da implementação do programa.

O livro também dedica um capítulo a um resumo com as dez principais lições aprendidas com o Criança Feliz e outros programas de parentalidade no Brasil e no exterior.

Ao apoiar esse tipo de publicação, a Fundação Bernard van Leer pretende inspirar iniciativas semelhantes que possam fazer a diferença na vida de milhares de crianças.

A Apresentação do livro é assinada por Leonardo Yánez, representante sênior da Fundação Bernard van Leer na América Latina. A publicação impressa será distribuída gratuitamente a gestores, especialistas e organismos nacionais e internacionais. Uma versão on-line estará disponível para download em https://bernardvanleer.org/pt-br/.

A produção editorial da publicação foi realizada pela Cross Content, empresa de comunicação especializada em projetos editoriais multiplataforma ligados a temas sociais.

Ficha técnica

Produção editorial: Cross Content

Coordenação-geral: Andréia Peres e Marcelo Bauer

Edição: Andréia Peres, Carmen Nascimento, Lucas Bonanno e Maysa Provedello

Texto e reportagem: Aline Falco, Ana Flávia Flôres, Aureliano Biancarelli, Christina Velho, Daniela Arbex, Heloisa Brenha, Lilian Saback, Maria Lígia Pagenotto e Mauri König

Produção executiva: Patrícia Assis

Revisão: Luciane Gomide

Checagem: Luciana Sanches

Projeto gráfico: José Dionísio Filho e Marcela Cavalheiro

Supervisão e revisão geral: Fernanda Rezende Vidigal (Fundação Bernard van Leer)

Revisão técnica de programas internacionais:  Andrea Torres e Leonardo Yánez (Fundação Bernard van Leer)

 

Mais informações:

Roberta Corbioli

Fidata Comunicação

(11) 97314-1005

roberta@fidata.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *