Livro “O acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas” ensina massagem contra cólica

(Informações: Instituto Fazendo História)

“O acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas” é a mais nova publicação do Instituto Fazendo História. Nela, a massagem é destacada como um importante momento de fortalecimento do vínculo entre o bebê e seu adulto cuidador. Através do toque delicado e respeitoso, o bebê tem a sensação de que está sendo acarinhado e acolhido. Ele percebe o contorno de seu corpo, relaxa e sente-se seguro, o que favorece um desenvolvimento com mais confiança e abertura para se relacionar com os outros ao longo da vida.

Embora os bebês tenham menos cólica do que se supõe, a massagem pode aliviar o desconforto e a dor causados por ela e pelos gases, conforme nos contou Beia Lunardelli, instrutora de massagem infantil, na Oficina “Acolhimento de Bebês: Práticas e Reflexões”realizada em 24/01/15.

A seguir você encontra passo a passo da massagem que pode ser usada quando ocorrem problemas como dor de barriga, gases, prisão de ventre ou cólicas.  A série de movimentos deve ser repetida três vezes, de 2 a 3 vezes por dia, durante pelo menos 2 semanas; sua realização leva cerca de 5 a 10 minutos.

  1. Pousar as Mãos

Comece tomando algumas respirações profundas para relaxar e descansar as mãos na barriga do bebê.

  1. Roda do Moinho

Faça movimento de “pá de moinho” na barriga do bebê, uma mão seguindo a outra, como se você estivesse cavando areia na sua direção (12 vezes).

MASSAGEM BB

  1. Joelhos para cima

Empurre os joelhos juntos para cima até o estomago, conte até 6 e depois estique-os retos. Se o bebê resistir em esticar as pernas, sacuda-as levemente e estimule-o a relaxar.

MASSAGEM BB 2

  1. Sol e Lua

Sua mão direita faz uma meia-lua virada ao contrário, da sua esquerda para a direita. Sua mão esquerda faz um círculo completo, movendo-se na direção dos ponteiros de um relógio. Enquanto a mão direita está em cima, a mão esquerda está embaixo (6 vezes).

  1. Joelhos para cima

Empurre os joelhos juntos para cima até o estômago, conte até 6 e depois estique-os retos. Solte a pressão suavemente, massageando as pernas.

 

Mais sobre a publicação:

A publicação contempla as experiências do Palavra de Bebê – Programa do Instituto Fazendo História que se dedica às questões da primeira infância em situação de acolhimento institucional – e as reflexões do grupo de estudos do Programa, que é composto por profissionais que atuam em diversas áreas com a primeira infância.

Dar visibilidade aos bebês que estão acolhidos, levando em consideração as especificidades da primeiríssima infância na complexidade do acolhimento institucional, é um dos objetivos do livro, assim como compartilhar boas práticas e dividir o conhecimento adquirido no trabalho junto aos serviços parceiros.

As ideias de Lóczy foram uma das fontes inspiradoras desta publicação, que, numa linguagem acessível, visa contribuir com o trabalho dos técnicos, educadores dos serviços de acolhimento e famílias acolhedoras de todo o Brasil.

4 comentários para “Livro “O acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas” ensina massagem contra cólica

  1. Olá Isabel, o livro está disponível para download. Para adquirir um exemplar, entre em contato com o Instituto Fazendo História, pelo link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *