25 de abril de 2017

Mais de 42% das crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza

cade brasil estatisticas infanciaFoi lançada a quinta edição do relatório CADÊ? Brasil – Crianças e Adolescentes em Dados e Estatísticas. Ao longo dos seis últimos anos, o caderno de dados, produzido pela Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) e parceiros, se consolida e atualiza-se para qualificar o debate e a incidência política nos direitos de crianças e adolescentes no país. Em 2016, o CADÊ? Brasil alinha-se com a nova Agenda Global para o Desenvolvimento das Nações Unidas, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao trazer 52 dos 60 indicadores apresentados na Agenda, que servirão de subsídio para monitorar 11 dos 17 ODS, com o olhar direcionado à população infantojuvenil.

A urgência da erradicação da pobreza, em todas as formas e dimensões, é o maior desafio global ao desenvolvimento. O CADÊ? Brasil revela que, em 2014, um universo de 42,43% das crianças e adolescentes viviam em situação de pobreza e pobreza extrema, o que representa quase 15 milhões de menores de 14 anos. Com relação ao objetivo de acabar com a desnutrição em crianças menores de cinco anos de idade, o CADÊ? Brasil traz registros de 247.126 (2013) nascidos vivos com baixo peso ao nascer e 264.725 (2015) crianças menores de 5 anos abaixo do peso ideal.

Outro objetivo da Agenda estabelece a necessidade de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, porém, o relatório de monitoramento mostra, em 2014, a existência de 3.772.991 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, que não possuíam água encanada e 22.063.838 que não possuíam rede de esgoto na residência. Os dados apresentados no CADÊ? Brasil 2016 revelam os desafios que o Brasil enfrentará para cumprir com os compromissos assumidos em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo de seis anos, o Marista e parceiros elaboraram cinco edições do CADÊ? Brasil – em 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016. As informações sistematizadas no documento são coletadas de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBEGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Tribunal Superior Eleitoral e a Secretaria Especial de Direitos Humanos – Ministério da Justiça e Cidadania. Todos os dados do relatório de 2016 podem ser acessados em www.marista.edu.br/cade.

(Fonte: Rede Marista de Solidariedade)

voltar