13 de fevereiro de 2012

Manual previne violência contra crianças e adolescentes

Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde.

Texto publicado pelo Ministério da Saúde em 2010, com a participação de vários pesquisadores, incluindo Simone Gonçalves de Assis, Edinilsa Ramos de Souza, Joviana Quintes Avanci e Suely Ferreira Deslandes, pesquisadoras do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz). A publicação tem o propósito de sensibilizar e orientar gestores e profissionais de saúde para uma ação contínua e permanente para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências.

O conteúdo deste documento está organizado de forma pedagógica e busca estimular o desenvolvimento de ações de prevenção de violências, promoção da saúde e cultura de paz. Chama a atenção para a necessidade do trabalho junto às famílias, reforça a importância de enfatizar os fatores de proteção e alerta sobre as vulnerabilidades e os riscos da violência contra crianças e adolescentes. Traz também orientações aos profissionais de saúde para contribuir na identificação de sinais e sintomas de violências, e estabelece uma linha de cuidado para a atenção integral à saúde de criança, adolescente e suas famílias em situação de violências, articulada com a rede de cuidado e de proteção social existente no território.

 

O arquivo disponível para leitura e/ou download AQUI!

 

Fonte: Previsa

voltar