21 de julho de 2015

Mapa da Infância de Nova Iguaçu, RJ, é lançado

mapa da infancia

O Projeto Construindo em Rede: Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI realizou, no dia 17 de julho de 2015, no auditório do CRP Baixada Fluminense/Seção Nova Iguaçu, o lançamento do Mapa da Infância de Nova Iguaçu, com informações sociodemográficas (população por grupos de idade divididas por bairros) e da situação específica da primeira infância (saúde, educação, assistência social, entre outros).

O evento iniciou-se com a saudação de atores que atuam no PMPI: Nair Rabelo, secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu – CMDCA; Leobaldo Victorino, da Associação dos Conselheiros Tutelares de Nova Iguaçu – ACTNI; Marinez Vicente, do Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense – Nucrep; Solange Brito, do Fórum DCA, Alessandra Maia, da Secretaria Municipal de Educação e  vereador Carlos Ferreira, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal.

Em seguida, foi apresentado o Mapa da Infância pelo articulador do Projeto Flávio Médici da Silva. Para ele, “o infográfico comporta um olhar para a cidade como um todo, permitindo a visualização da distribuição dos serviços e facilitando a elaboração de novas políticas públicas”.

Os dados fazem parte do Diagnóstico Situacional da Primeira Infância de Nova Iguaçu, com diversas informações sobre a primeira infância, elaborado no ano passado pelo Projeto em articulação com a Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal pela Primeira Infância, constituída por membros do CMDCA e diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Cidade.

O evento marcou também os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o coordenador do Projeto Edson Cordeiro dos Santos, explicitando sobre o aperfeiçoamento do ECA a partir da proposta de inclusão do marco legal da primeira infância, que de acordo com Santos “é um Projeto de Lei que atualmente tramita no Senado Federal [Projeto de Lei da Câmara no. 14/2015 (no. 6.998/2013, na Casa de origem)] que cria um conjunto de planos, programas e serviços para garantir o desenvolvimento integral das crianças nos seus primeiros seis anos de vida”.

Ao final do evento foi realizada uma solenidade de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Projeto Construindo em Rede: Plano Municipal pela Primeira Infância é uma iniciativa da instituição Solidariedade França-Brasil em parceria com o Instituto C&A e articulado com o CMDCA, o Fórum DCA, a ACTNI, o Nucrep, entre outros.

 Clique aqui para baixar o mapa.

(Informações: Solidariedade França-Brasil – SFB)

 

voltar