25 de janeiro de 2013

Melhorias para a Educação Infantil serão discutidas no Congresso Mundial da OMEP, em Xangai

O tema de 2013 será Reforçar o Desenvolvimento da Educação Infantil: ‘Oportunidades e Qualidade’

Todas as crianças têm o direito de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo. Foi com esse tema que, em 2012, o Simpósio Mundial da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar, realizado pela OMEP/BRASIL, reuniu, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, cerca de mil pessoas de mais de 40 países, para debates, palestras, mesas-redondas e oficinas, que contribuíram para orientar os rumos da Educação Infantil e apresentar práticas que deram certo em outros lugares e que podem servir de inspiração para novos projetos.

Para assegurar que os direitos dos pequenos sejam respeitados e que as melhorias necessárias se tornem realidade, há de se seguir o exemplo de milhares de pessoas ao redor do mundo que dedicam grande parte do seu tempo em nome de um ideal maior com foco na criança. Com este propósito, a OMEP reúne este ano, em Xangai, profissionais, acadêmicos, pesquisadores e comunidade em geral, que atuam em defesa da Educação Infantil, para, novamente, debater e estimular a busca por melhorias na Educação dos pequenos.  O evento acontece entre os dias 11 e 13 de julho.

O Congresso Mundial traz a proposta Reforçar o Desenvolvimento da Educação Infantil: ‘Oportunidades e Qualidade’ e, segundo a presidente da OMEP/BRASIL, Maria Aparecida Salmaze, é um importante encontro para compartilhar experiências e culturas. “É uma imensa oportunidade para discutirmos, debatermos, conhecermos e compartilharmos práticas exitosas, que podem ser difundidas em todo o mundo”, destaca.

Em nome da OMEP/BR e da OMEP/América Latina, a presidente ainda convida todos os que atuam em defesa da Educação na Primeira Infância a participarem desta oportunidade de conhecer outras culturas e aprendizados, que podem se espalhar pelo mundo e fazer a diferença na Educação de nossas crianças.

Congresso Mundial da OMEP

Os subtemas do Congresso vão desde “Políticas e sistemas de igualdade para a Educação Infantil” até “Educação para crianças com deficiências”. Além da troca de experiências com colegas oriundos das mais diferentes nacionalidades, a viagem até a China pode proporcionar incontáveis momentos de aprendizagem, reflexão e conhecimento.

Ficou interessado em participar? Entre no site oficial do Congresso e tire suas dúvidas: http://omep2013.age06.com/. Você também pode mandar um e-mail (em inglês) para omep2013@126.com. O prazo para enviar trabalhos foi prorrogado até o dia 15 de março.

Assessoria de Imprensa OMEP/BR 

voltar