20 de maio de 2015

Mês das Mães: Semana do Bebê acontece em sete municípios capixabas

11261499_1100583856625001_4727438897027830447_nVitória, 6 de maio de 2015 – Todas as gestantes do município de Mucurici (ES) participaram nesta segunda-feira da abertura da 3ª Semana do Bebê municipal, aprendendo sobre a importância do parto normal e como garantir o registro civil de nascimento de seus bebês. Realizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o UNICEF, a programação segue durante toda a semana com palestras para as famílias, brincadeiras com as crianças e a escolha do “bebê-prefeito” no domingo (10/5), Dia das Mães.

A Semana do Bebê de Mucurici abre uma série de programações em diferentes municípios do Norte do Estado no mês de maio, incluindo: Sooretama, Vila Pavão, Baixo Gandu, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco e São Mateus. Todos participam da iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016, que visa superar as desigualdades que afetam a vida dos meninos e meninas no Semiárido brasileiro.

“Ficamos muito contentes em saber que todos os bebês que vão nascer nos próximos meses em Mucurici nascerão com seus direitos mais protegidos”, destaca Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Espírito Santo e Rio de Janeiro. “Convidamos as famílias, a comunidade, além dos técnicos e das autoridades públicas, a valorizar e cuidar das crianças desde seus primeiros anos de vida”, completa Luciana.

Em Sooretama, a programação também se encerra neste domingo, com uma cerimônia ecumênica pela primeira infância. Num ato simbólico, serão plantadas árvores no pátio da Secretaria de Assistência Social com nomes das crianças nascidas durante a Semana Municipal do Bebê para que todos se sintam responsáveis pela sua sobrevivência e seu pleno desenvolvimento. Durante a semana, destaca-se um dia de programação organizado pelos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Selo UNICEF, incluindo o tema da gravidez na adolescência.

Nos outros cinco municípios, a Semana do Bebê também será realizada no decorrer do mês de maio. A programação completa está disponível em www.semanadobebe.org.br

Agenda das Semanas do Bebê no Estado do Espírito Santo

  • 4 a 10 de maio – 3ª Semana do Bebê de Mucurici
  • 4 a 10 de maio – 2ª Semana Municipal do Bebê de Sooretama
  • 18 a 24 de maio – 1ª Semana do Bebê de Vila Pavão
  • 20 a 26 de maio – 1ª Semana do Bebê de Baixo Gandu
  • 21 a 27 de maio –1ª Semana do Bebê de São Gabriel da Palha
  • 23 a 29 de maio – 1ª Semana do Bebê de Barra de São Francisco
  • 25 a 31 de maio – 1ª Semana do Bebê em São Mateus

Sobre a Semana do Bebê – A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, em parceria estratégica com RGE, Pampers e Hipoglós, e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a organizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. Em todo o Brasil, mais de 820 Semanas do Bebê já foram realizadas, em 590 municípios, onde vivem mais de 2,1 milhões de crianças de até 4 anos.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

(Informações e foto: Assessoria de Comunicação do UNICEF
Immaculada Prieto
E-mail: iprieto@unicef.org
Telefones: (21) 3147 5700 ou 98237 0856)

voltar