Ministério da Saúde e AVASUS lançam curso voltado à paternidade

A plataforma de aprendizagem em saúde online AVASUS, em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS), lançou o curso “Pai Presente – cuidado e compromisso”, que busca incentivar a paternidade ativa e consciente e promover impactos positivos para o desenvolvimento das crianças e para a igualdade de gênero. (Clique aqui para acessar e se inscrever)

O curso é totalmente gratuito, à distância, e fica disponível em período integral, sem previsão de encerramento, o que facilita a adesão por parte dos pais interessados. A capacitação é uma oportunidade para que os pais se envolvam mais no processo de cuidado que envolve a paternidade.

As aulas foram pensadas para atender à crescente demanda de pais ou futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e pós-parto da parceira e nos cuidados de desenvolvimento da criança. O pai também pode procurar o curso para obter informação sobre seus direitos e importância do vínculo entre pai, mãe e filho, por exemplo.

Os módulos do curso são:

paipresente

Licença Paternidade

A Lei n° 13.257/16 institui que pode haver ampliação da licença paternidade para os funcionários das empresas cidadãs em 15 dias a mais do que os cinco já garantidos pela Constituição. Entretanto, a solicitação só pode ser feita se requerida no prazo de dois dias úteis após o parto e o funcionário comprove participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.

O certificado do curso “Pai Presente – cuidado e compromisso”, apesar de não ter sido criado para esse fim, pode ser utilizado para comprovar orientação sobre paternidade responsável para o pedido de extensão da licença.

Servidores públicos também podem solicitar a ampliação do prazo, de acordo com o decreto n° 8.737, publicado em maio deste ano. Entretanto, o servidor não precisa de comprovação, apenas realizar a solicitação do benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento do filho.

 

Nota da edição: este curso é oferecido pelo AVASUS, qualquer dúvida ou esclarecimento, entrar em contato pelo chat no site: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/usuario/sobre.php 

 

(Informações:  Aline Czezacki, para o Blog da Saúde)

10 comentários para “Ministério da Saúde e AVASUS lançam curso voltado à paternidade

  1. Boa tarde,

    A empresa que meu marido trabalha faz parte do programa Empresa Cidadã, nosso filho nascerá em novembro/2017, porém, a empresa disse para ele que a lei que dá direito a 20 dias de licença paternidade ainda não foi aceita pelos donos da empresa e se negam a dar esse direito de 20 dias a ele. O que poderíamos fazer nesse caso?

  2. Débora, a lei já está em vigência. Sugerimos que entre em contato com um advogado ou com o sindicato da categoria profissional do trabalhador.

  3. Boa tarde!!! Estou tentando fazer o curso pai presente, não consigo me cadastrar, aparece a sequinte mensagem: CPF está em uso como faço??Preciso desse curso para dar entrada nos 20 dias de licença paternidade

  4. Boa Noite!
    Fiz o curso Pai Presente – cuidado e compromisso, mas so consigo uma declaracao do curso e nao o certificado, é só isso mesmo que é fornecido, e se é valido perante a empresa.

  5. Olá, está previsto para minha filha nascer a partir do dia 5 de dezembro, dia 11 de dezembro tiro férias, posso estender esses 15 dias para o final das minhas férias? Caso contrário eu perderia esses 15 dias. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.