Miriam Pragita representa RNPI no 2º Congresso de Psicomotricidade em Montevidéu, no Uruguai

A coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), Miriam Pragita, participou, entre 15 e 17 de novembro, do 2º Congresso Mundial de Psicomotricidade de Montevidéu, no Uruguai. No evento, expositores de várias partes do mundo apresentaram suas pesquisas, experiências e práticas, com o objetivo de compartilhar conhecimento na área da psicomotricidade.

Miriam Pragita abordou as estratégias e os desafios da Primeira Infância no Brasil, ao apresentar o trabalho da RNPI. Ela destacou o artigo 227 da Constituição Federal e o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente que citam a prioridade absoluta nessa faixa etária, a criança como sujeito de direitos, a condição peculiar de desenvolvimento, a responsabilidade compartilhada e proteção integral. “A primeira infância é o que vai determinar o resto de nossas vidas. As crianças precisam viver relações amorosas, atenciosas, em lugares seguros, com todo o cuidado necessário, sem negligência”, afirmou Pragita.

A coordenadora também apontou desafios das políticas voltadas para a primeira infância, dentre eles: reduzir a desigualdade, promover os mais vulneráveis, garantir atenção integral ás crianças e inserir a primeira infância na agenda política dos governos: federal, estadual, municipal, no que tange a prioridade no orçamento e nas decisões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *