05 de agosto de 2019

Mostra seleciona práticas que valorizam as expressões infantis nas escolas

4ª Mostra: Mobilização Ocupação Criança do Instituto Avisa Lá

Inscrições de 07 a 30/08/19

As escolas são espaços onde as crianças exercem sua inventividade, sua criatividade e imaginação. Todavia, a valorização dessas manifestações infantis nem sempre está assegurada.

O “Ocupação Criança” quer trazer a criança para a linha de frente dos espaços educativos, revelando sua capacidade de ler o mundo ao seu redor e de produzir, segundo seu tempo e seu modo próprio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Objetivos

  • Reconhecer o trabalho dos professores e diretores das redes públicas e conveniadas de Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como das Secretarias Municipais de Educação, em todo o país.
  • Dar visibilidade às experiências que valorizem as manifestações infantis e seu modo de ver o mundo.
  • Possibilitar a reflexão sobre ações pedagógicas resultantes da atividade da própria criança.
  • Incentivar a adoção de práticas que respeitem os direitos de aprendizagem da criança e possibilitem o desenvolvimento de habilidades, segundo a BNCC.

Quem pode participar:

  • Profissionais da educação pública e redes conveniadas que valorizam as manifestações infantis.
  • Escolas públicas de Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental cujos espaços e propostas revelem o jeito singular das crianças compreenderem o mundo.
  • Municípios que têm como diretriz incentivar, apoiar e formar profissionais que valorizem o protagonismo infantil.

Os interessados em participar devem preencher um formulário disponível no site https://ocupacaocrianca.avisala.org/ no período de 07 a 30/08/19.

O site da Mobilização Ocupação Criança criou um Banco Virtual de Práticas em que é possível conhecer as ações selecionadas nas Mostras anteriores https://ocupacaocrianca.avisala.org/banco-de-boas-pr%C3%A1ticas.html

As práticas selecionadas na 4ª Mostra serão apresentadas no Seminário Virtual da Mobilização, a ser realizado em novembro de 2019.

Sobre o Instituto Avisa Lá
Associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, com finalidade pública, que atua na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental públicos e tem como foco principal a formação continuada de profissionais
.

 

 

voltar