Natal – XXIII Curso de Manejo Clínico da Amamentação

XXIII Curso de MANEJO CLÍNICO da AMAMENTAÇÃO

Natal, Rio Grande do Norte

Programa

8h – Pré-teste, apresentação dos participantes e das dinâmicas do curso.

8h30 – Leite Materno & Amamentação – múltiplos benefícios para o lactente, para a mulher e para a sociedade (Imunologia e componentes nutricionais do leite humano. Impacto do aleitamento para o sistema estomatognático, na morbimortalidade e na saúde materno-infantil…)

9h30 – Conversa

10h – Causas alegadas e reais de desmame precoce (Leite fraco, pouco leite… Crenças e tabus X Amamentação baseada em evidências científicas. Desconhecimento da psicofisiologia da lactação. Atuação dos profissionais e maternidades. Publicidade de alimentos infantis. Sistemas comunitários e leis de proteção. O papel do homem…)

10h45 – Conversa

11h – Intervalo para o café.

11h15 – Psicofisiologia e técnicas da Lactação
(Prolactina, Ocitocina, Hipófise anterior e posterior, PIF, FIL – peptídeos supressores, adrenalina e noradrenalina. Lactação adotiva. Um ato psicossomático complexo…)

12h15 – Conversa

12h30 – Intervalo para almoço

13h45 – Resolvendo as intercorrências mais comuns: Fissuras, Ingurgitamento, Ducto Lactífero Bloqueado, Candidíase, Mastite… (As causas dos problemas na amamentação. Como tratar e impedir complicações…)

14h45 – Conversa

15h15- Intervalo com lanchinho

15h30 – Alimentação complementar – Volta ao trabalho mantendo a amamentação.

16h20 – Conversa

16h40 – O que é Aconselhamento em Amamentação?

17h40- Avaliação.

18h – Encerramento e entrega de certificados.

*Aulas com projeção multimídia e vídeos

 

Dirigido a profissionais de medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, musicoterapia, psicomotricidade, serviço social… interessados em se atualizar em como se processa a psicofisiologia da lactação, como se apoia a nutriz e como resolver os problemas mais comuns.

 

Objetivo do curso:

Proporcionar aos profissionais de saúde que atendem nutrizes e lactentes os conhecimentos das vantagens do leite materno e da amamentação, causas socioculturais de desmame precoce psicofisiologia e técnicas da lactação, bem como saber como orientar a alimentação complementar e a continuidade da amamentação após o fim da licença maternidade. Ter contato com o conceito de Aconselhamento e como é imprescindível desenvolver habilidades de empatia e escuta.
Carga horária: 10h

Horário de início e de término do curso: 8h – 18h

 

Mini currículo do ministrante:

A coordenação é do Prof. Marcus Renato de Carvalho, Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ. Formado em Medicina pela UFRJ com Mestrado em Saúde Pública pela ENSP/Fio Cruz, é pós-graduado em Manejo da Lactação pelo Wellstart International. Especialista em Amamentação pelo International Board Lactation Consultant Examiners desde 2001. Editor do portal www.aleitamento.com

Curso baseado no livro “Amamentação – bases científicas” 4ª. edição, Ed. Gen. que estará disponível para compra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *