14 de fevereiro de 2012

NEPSID oferece programa de bolsas para o Curso de Especialização em Programas para a Infância, Adolescência e Juventude

Introdução

O investimento em programas, políticas, propostas e espaços integrados e integrais voltados para a infância, a adolescência e a juventude tornou-se uma prioridade de responsabilidade de toda a sociedade, pela dívida social e histórica que o nosso país tem para com estas faixas etárias. Programas de prevenção, formação de profissionais e adequação de propostas intersetoriais constituem uma premência em todos os setores: políticos, comunitários, acadêmicos, regionais, financeiros e nos meios de comunicação.

 

Objetivos

Considerando a urgência em instrumentalizar quadros diversos, este curso visa formar especialistas em programas para a infância, adolescência e juventude, capacitando-os por meio de:

• um panorama interdisciplinar amplo e especializado nas temáticas relativas à infância, à adolescência e a juventude;

• informações sobre os mais recentes estudos na área, teorias e necessidades básicas para estes públicos;

• diversos programas e iniciativas locais, regionais, nacionais e internacionais, ONG’s, fundações e redes existentes no país e no mundo nas áreas de saúde, educação, psicologia, cultura, políticas e defesa de direitos; de sorte que aumente seu conhecimento e capacidade técnica em:

• implementação de programas, espaços e atividades adequadas intersetoriais e interdisciplinares;

• elaboração de propostas de formação de cuidadores, especialistas ou multiplicadores; e orientação de profissionais que atuam diretamente com crianças, adolescentes e jovens;

• criação de materiais e publicações de apoio para disseminação de conhecimentos e práticas na área;

• desenvolvimento de pesquisas.

 

Público alvo

• Direto – gestores sociais, líderes comunitários, secretários, consultores, profissionais graduados ou pós-graduados que tenham ligação direta ou indireta com esta temática. Lideranças, mobilizadores, educadores, antropólogos, psicólogos, especialistas nas áreas de infância, adolescência e juventude, direitos humanos, cultura de paz e áreas afins; profissionais que atuam em secretarias, fundações, ONG’s, comunidades, creches, escolas e centros de formação formais e não formais. Docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores.

• Indireto – Municípios, ONG’s, Fundações, governos que queiram formular políticas locais intersetoriais, educadores, agentes de saúde, promotores de programas culturais focados em crianças e jovens.

 

Metodologia

Seminários, palestras, aulas expositivas, debates, mesas redondas, análise de documentos e pesquisas, análise de materiais e programas.

 

Organização e funcionamento do curso

Duração: 4 semestres, sendo os 3 primeiros destinados a aulas / disciplinas, e os 2 últimos semestres (um concomitante com as disciplinas), destinados à orientação, elaboração de pesquisas, programas, materiais didáticos, monografias, apresentações e outras produções.

 

Carga Horária: 360 horas.

 

Para maiores informações clique AQUI!

voltar