21 de outubro de 2016

No primeiro turno, 385 candidatos à prefeitura se comprometem com os direitos da primeira infância na campanha “Criança é Prioridade”

A campanha nacional e suprapartidária Criança é Prioridade conseguiu que 385 candidatos à prefeitura de todas as regiões do Brasil assinassem o termo de compromisso com os direitos da primeira infância. Além da sensibilização dos candidatos, a campanha mobilizou organizações e conselhos de todo o país, que promoveram audiências públicas, debates e encontros com os candidatos. (Clique aqui para ver a relação completa dos candidatos que assinaram). E a campanha continua firme e forte, entregando as cartas compromisso aos candidatos que disputam o segundo turno e também às prefeitas e prefeitos eleitos, inscreva-se aqui, mobilize a sua cidade, e participe com a gente!

No primeiro turno das eleições, entre organizações da sociedade civil, conselhos e fóruns, pessoas físicas e candidatos, foram 533 inscrições na campanha, de 23 estados brasileiros. Quase 90 conselhos municipais de direitos das crianças e adolescentes e mais de 200 pessoas físicas aderiram à campanha, e receberam o material de divulgação, para incidência junto aos candidatos. As organizações da RNPI e as Rede Estaduais pela Primeira Infância organizaram e participaram de diversos encontros com candidatos para apresentar a pauta da Primeira Infância em capitais como Natal, João Pessoa, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.

A campanha “Criança é Prioridade” contou com o apoio decisivo do CONANDA – Conselho Nacional de Direitos da Criança e Adolescente, que enviou carta para os conselhos municipais indicando a campanha como ação de incidência junto aos candidatos. Conselhos Municipais dos Direitos da  Criança e Adolescente promoveram mais de dez encontros presenciais para a assinatura da carta em seus municípios.

Redes Estaduais pela Primeira Infância

O estado com o maior número de assinaturas foi o Ceará, que conseguiu a adesão de candidatos de 72 municípios numa ação organizada pela Rede Primeira Infância do Ceará, cuja secretaria executiva é realizada pelo Instituto da Infância (IFAN). Na capital Fortaleza, a ação da REPI-CE foi em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), e reuniu sete candidatos a Prefeitura de Fortaleza para assinarem o “Termo de Compromisso com a Primeira Infância” se comprometendo a dar prioridade à pauta em seus planos de governo.

Na capital do Rio de Janeiro, um grupo de integrantes da RNPI se organizou numa ação coletiva, e conseguiu que oito dos dez candidatos à prefeitura assinassem o termo de compromisso. Além disso, a secretaria executiva da RNPI / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular em parceria com CIESPI, Fundação Xuxa Meneghel e Visão Mundial realizaram um debate com representantes dos candidatos à prefeitura, na Câmara Municipal, apresentando o Plano Municipal da cidade, e fazendo perguntas sobre os eixos temáticos do PMPI. No estado, a campanha contou com o apoio da Casa Fluminense, que promove a Agenda 2017, e fez o compromisso pela primeira infância chegar a mais de quinze candidatos da região metropolitana do Rio.

Em Natal, a Rede Estadual pela Primeira Infância do Rio Grande do Norte promoveu um debate entre os candidatos à prefeitura junto ao Centro Acadêmico do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu no  no auditório da Reitoria da Universidade, e a carta compromisso da campanha foi assinada pelos seis candidatos presentes.

Em São Luís, a assinatura dos candidatos ocorreu no Painel realizado pelo Movimento da Infância e Juventude, integrado pela Rede Estadual Primeira Infância do Maranhão. Na ocasião, a campanha foi apresentada aos quatro candidatos presentes, que assinaram o termo de compromisso com a primeira infância e uma carta elaborada especificamente para os desafios da cidade.

Em Salvador, Rede Estadual Primeira Infância (REPI-BA), por meio da sua secretaria executiva, a Avante – Educação e Mobilização Social, levou a pauta para os prefeituráveis em um evento promovido por um grupo de coletivos e organizações da sociedade civil, chamado Movimento Juntos Por Salvador, realizado na Faculdade de Administração da UFBA. Os quatro candidatos presentes assinaram a carta que reuniu as demandas do coletivo, com temas como arborização urbana, mobilidade ativa, resíduos sólidos, inovação e inclusão social – neste último incluso a pauta da primeira infância.

A Rede Estadual Primeira Infância de Pernambuco participou de uma reunião do Vicariato de Olinda e da Pastoral da Saúde, e levou o termo de compromisso da campanha “Criança é Prioridade” a oito dos nove candidatos à prefeitura da cidade.

No Rio de Janeiro, representantes dos candidatos participaram de debate público promovido por integrantes da RNPI
Em Fortaleza, o evento reuniu os candidatos em uma ação conjunta da REPI e Ministério Público
Em Natal, o encontro com os candidatos aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
voltar