Norte e Nordeste recebem Oficinas para Jornalistas sobre Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com a UNESCO e o Ministério Do Desenvolvimento Social (MDS), realizaram nos meses de agosto e setembro, nas regiões Norte e Nordeste, uma oficina para jornalistas sobre o tema Primeira Infância. Os eventos abordaram a importância do Marco Legal da Primeira Infância, a importância da Educação Infantil, como o investimento social na Primeira Infância pode ser uma estratégia de prevenção à violência e a cobertura jornalística sobre o tema.

De acordo com Miriam Pragita, secretária executiva da Rede Nacional Primeira Infância, a ideia de convocar jornalistas para pensar essa temática se deve ao fato de que “no momento em que a mídia fala sobre determinado assunto, as pessoas, a população de forma geral, começa a conhecer mais sobre aquele tema e pode desempenhar seu papel de controle social. Queremos a mídia comprometida com o apoio à implementação de políticas públicas para a primeira infância”, destaca.

As oficinas de formação contaram com a presença de especialistas nas áreas de saúde, educação, direitos e família, como também de jornalistas especializados em direitos humanos que orientaram sobre a cobertura. Os encontros aconteceram nas cidades de Recife – PE e Belém – PA, onde reuniram aproximadamente 70 jornalistas.

“Foi muito boa a oficina. O evento foi muito proveitoso. Quando chegar ao Piauí vou replicar na empresa onde trabalho e vamos fazer uma série de reportagens sobre a Primeira Infância”, afirmou Carol Durães, chefe de reportagem do Jornal Meio Norte e apresentadora do programa Diálogo Franco da Rádio Jornal Meio Norte em Teresina/PI.

Durante a oficina em Recife, que reuniu jornalistas dos nove estados do Nordeste, a Rede Nacional Primeira Infância lançou o Guia “Primeira Infância em Pauta nas Eleições”, que orienta a cobertura durante o processo eleitoral e está repleto de pautas com legislações e fontes. “Neste pleito o Brasil vai escolher um novo presidente, além de governadores, senadores e deputados e é muito importante que o tema primeira infância seja priorizado pelos eleitores ao escolher um candidato”, destaca Luciana Abade, coordenadora de Comunicação da RNPI/ANDI.

Spots para rádio também foram lançados na ocasião e fazem parte da Campanha “Criança é Prioridade” apresentada aos jornalistas durantes as oficinas. Em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) a campanha tem o objetivo de mobilizar os candidatos a governadores dos estados e presidenciáveis a incluírem a agenda de prioridades das crianças de zero a seis anos em suas plataformas de governo. A campanha pretende mobilizar também a sociedade para votar em candidatos que tenham compromisso com a agenda das crianças do Brasil, que são 19 milhões de brasileirinhos nessa faixa etária.

Após as Eleições 2018, será a vez das regiões Sul e Sudeste receberem a Oficina.

Desdobramentos das oficinas

O jornal Meio Norte (PI) estreou, no Caderno +Mais dos fins de semana, a série de reportagens intitulada ‘Te interessa’, em que a cada semana aborda uma temática diferente para que os eleitores possam ficar atentos e cobrar dos governantes direitos básicos que estão garantidos por lei e que, por vezes, não chegam até a população, assim como possam buscar candidatos que tenham propostas para atender essas áreas. O objetivo é apontar as necessidades e desafios a serem enfrentados para alcançar o desenvolvimento sustentável, a estabilidade política e o bem-estar social. Cada tema apresentado ao leitor ao longo da série traz soluções propostas por especialistas da área. Confira:

Apenas 20% das crianças estão nas creches no Piauí 

Piauí eleva a taxa de mortalidade infantil 

O lado dolorido da infância

Estupros na primeira infância representam 12% dos casos no PI

Jornalistas convidados que participaram das oficinas nas regiões Norte e Nordeste têm escrito matérias sobre os encontros como também divulgado a Campanha em seus canais de comunicação. Veja aqui:

RNPI lança guia das eleições voltado para jornalistas

Rede Nacional Primeira Infância cobra compromisso de candidatos com o ECA

Investir na Primeira Infância deve ser prioridade, apontam especialistas

Infância em pauta

Atenção candidato, criança é prioridade!

Rede Nacional da Primeira Infância cobra compromisso de candidaturas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *