Notícias da Rede. Edição n° 31

Eventos

Seminário Nacional “Creche para todas as Crianças”

Acontecerá em São Paulo nos dias 16 e 17 de setembro o Seminário Nacional Creche para todas as crianças, uma iniciativa da Fundação ABRINQ – Save the Children, parceria com o Instituto C&A e terá como objetivo articular e mobilizar ações que garantam a educação, saúde e proteção  para crianças de 0 a 3 anos no Brasil. Acesse www.fundabrinq.org.br

Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis

Realizou-se, no dia 1º de Setembro, quarta-feira, em Brasília, a III Oficina de Trabalho sobre Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis.A Oficina iniciou-se com atividades lúdicas para sensibilização dos participantes. Após, uma Mesa Redonda: a ética no cuidado e a capacitação profissional de cuidadores no âmbito do SUS para fortalecimento do vínculo mãe (cuidador) – bebê e redes de suporte de desenvolvimento. As palestras foram elucidativas e geraram ganhos de conhecimentos para todos.

Lançamento do novo número do Informativo “Quem quer Brincar”

Foi lançado novo número do informativo “Quem quer Brincar”, da Faculdade de Educação da UFRGS, Ano VIII nº 97– 31 de agosto de 2010. O informativo divulga um grande número de eventos na área do brincar, promovidos por várias Instituições:

Semana Mundial do Brincar

Complementando a divulgação das atividades desenvolvidas na Semana Mundial do Brincar (em maio), a rede Aliança pela Infância, convida a todos os “amigos de  brinquedo” para acessarem o site: http://www.aliancapelainfancia.org.br/artigos.php?id_artigo=125

O Espaço do Brincar e do Corpo na Educação Inclusiva

Acontecerão no dia 15 de outubro de 2010, na Faculdade de Educação da UFRGS, as seguintes atividades :    

– Socialização da pesquisa realizada sobre o uso da Brinquedoteca e da ludomotricidade com crianças portadoras de necessidades especiais;

– Aspectos psiconeurológicos do brincar na educação inclusiva à luz de Alexander Luria e Lev S. Vygotsky;

– A importância da musicalização, do movimento e da fala no processo de aprendizagem de crianças com necessidades especiais e atividades dinâmicas que serão utilizadas para exemplificação.

As atividades serão gratuitas e abertas à comunidade e destinadas a educadores em geral. Maiores informações acesse: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar

 Notícias

A Secretaria Executiva elaborou um pequeno documento sobre os Passos para Ingresso na Rede e o postou no Site. Sugere que seja consultado e usado pelas Organizações Membros nas comunicações com outras Organizações ao fazerem o convite para entrarem na Rede. http://primeirainfancia.org.br/2010/08/passos-para-entrar-na-rede-nacional-primeira-infancia-rnpi

Obrigatoriedade da cadeirinha em carros

Começa a valer a partir desta quarta-feira, em todo o país, a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para o transporte de crianças de até sete anos e seis meses em carros de passeio. O motorista que descumprir a resolução ficará sujeito a multa por infração gravíssima, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Isso significa o pagamento de 191,54 reais, a perda de 7 pontos na carteira de habilitação e a retenção do automóvel até a instalação do equipamento. Essas regras não se aplicam aos veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, aos táxis, aos veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/obrigatoriedade-da-cadeirinha-em-carros-comeca-a-valer-nesta-quarta-feira

Carta redigida pelas Organizações da Conferência Nacional de Educação

Carta redigida pelas Organizações da Conferência Nacional de Educação e dirigida aos futuros governantes e parlamentares do Brasil, em que são apresentadas as metas a serem alcançadas nos próximos anos, em coerência com as disposições da Constituição Federal, da LDB e da CONAE (realizada em abril deste ano). Estamos divulgando por sugestão do nosso grande companheiro e amigo Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que também é membro da RNPI.  Solicitamos que seja ampliada essa divulgação, principalmente nos meios em que ela tenha repercussão, que seja inspiradora de debate e diálogo com os candidatos e possa ser usada como instrumento de pressão, gerador de compromisso por mais e melhor educação no Brasil.
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Carta 

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