11 de abril de 2013

Novo estudo da CLADE apresenta experiências de participação e escuta de meninas e meninos

A publicação “Mecanismos de participación para niños y niñas: reflexiones y experiencias” tem o objetivo de promover a compreensão e a construção de possibilidades de participação cada vez maior de crianças e adolescentes nos debates e ações da CLADE

Para reafirmar o direito de que todas a crianças têm o direito de participar dos debates e processos de tomada de decisão nos quais estão envolvidos, a CLADE vem desenvolvendo algumas estratégias, entre elas a constituição de espaços de escuta, com o propósito de conhecer suas expectativas e demandas em se tratando de educação. Os resultados foram sintetizados em uma nova publicação da campanha, “Mecanismos de participación para niños y niñas: reflexiones y experiencias”. Obtenha o livro aqui.

A publicação apresenta discussões atuais e pertinentes sobre a importância e os princípios de participação e faz um mapeamento de experiências de participação de meninos e meninas que foram desenvolvidas em âmbito local, regional, nas Nações Unidas, em organizações internacionais e organizações da sociedade civil.

Para sua produção foram entrevistadas pessoas e organizações que já implementaram iniciativas que integram a participação de crianças, que compartilham seus relatos e importantes reflexões sobre a dita experiência.

Embora o livro não tenha incluído as duas ações de escuta das crianças desenvolvida pela Rede Nacional da Primeira Infância, vale a pena ler experiências de outros países e as análises críticas ali feitas. Assim é possível somar mais informações, conhecimentos e ideias de como se pode ampliar, na RNPI, o exercício do direito da criança de participar de tudo aquilo que os adultos fazem a respeito dela e para ela.

 Ascom RNPI com informações da CLADE

 

 

 

 

 

 

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