25 de agosto de 2010

Oficina de Comunicação

Realizou-se em Brasília nos dias 9 e 10 de agosto,  a primeira Oficina de Comunicação com a participação de 29 representantes de 19 organizações da Rede Nacional Primeira Infância. O objetivo do encontro foi explorar o tema comunicação em rede, além de promover a interação entre os membros da RNPI. Nesses dois dias os participantes puderam se conhecer melhor, conhecer o trabalho das outras organizações e também se capacitar sobre o conceito de redes, trabalho colaborativo na internet e aprender a operar na prática as ferramentas para redes sociais e organizações. Os dois dias do encontro foram marcados por entusiasmo e interatividade!

?

A abertura do evento foi realizada por Vital Didonet, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância. Vital relembrou o objetivo e a estrutura da rede, o papel do Grupo Gestor, bem como a importância de todos participarem ativamente, já que a rede é uma estrutura não hierarquizada.

Ainda pela manhã do primeiro dia, o consultor Cássio Martinho realizou palestra sobre Gestão e Operação em Redes. Cássio explanou sobre o conceito de rede, a necessidade de comunicação, conectividade, ambiência de cooperação, potência entre outros conceitos que clarificaram o papel das redes atualmente. Em seguida, por meio de dinâmica interativa o palestrante demonstrou quão grande é o potencial que nossa rede pode alcançar.

Pela tarde, Gustavo Amora, da Secretaria Executiva da RNPI, realizou palestra sobre Trabalho Colaborativo na Internet. Foi esclarecido o papel dos diversos meios de trabalho colaborativo, tais como: e-mail, grupos, blog, fóruns, aplicativos do Google, bem como a melhor forma de usá-los, de modo a maximizar os benefícios para o grupo.

Na manhã seguinte, Gustavo continuou animando a Oficina e o tema foi Ferramentas de Redes Sociais para Organizações. Nessa seção foi esclarecido o papel do Twitter, blog, vídeo como ferramentas de trabalho e mobilização. No período da tarde, os participantes foram divididos em três grupos para participarem de uma dinâmica. O primeiro tratou sobre planejamento por meio de blog, o segundo com Twitter e o terceiro com vídeo. Os grupos estruturaram e apresentaram seus planejamentos de ações por meio das ferramentas apresentadas durante a Oficina. O resultado foi bastante inovador!

Após as atividades da Oficina, nos dois dias, houve reunião do Grupo Gestor.  Entre os diversos tópicos abordados nas reuniões, foram criados dois novos grupos de trabalho: 1) Importância do brincar nas cidades e 2) Crianças em situação difícil, como filhos de presidiárias. Foram discutidos, ao final da Oficina, os encaminhamentos para a realização do próximo encontro. Os estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia se candidataram para sediarem o evento.

Os participantes estão convidados a nos ajudar a aprimorar a Oficina, respondendo o formulário de avaliação, disponível em: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dGlzalhvMzFvX1lPZVVrSXBneXRtZlE6MQ

voltar