10 de maio de 2011

ONG Criança Segura realiza atividades para lançamento da década de ações para Segurança Viária 2011-2020

Campanha alerta para a prevenção da causa líder de morte de crianças de 1 a 14 anos no país.

 

A ONG Criança Segura, dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos, é uma das instituições brasileiras apoiadoras da Década de Ações para Segurança Viária 2011-2020, um movimento internacional, conduzido pela ONU – Organização das Nações Unidas e OMS – Organização Mundial da Saúde que terá seu lançamento oficial no dia 11 de maio.

Engajada nesta campanha, a Criança Segura organizou uma série de ações para gerar alerta sobre a causa, como a sensibilização de educadores e grafitagem de muro pelos alunos com o tema “o trânsito hoje e nos próximos dez anos”. Todos os anos, cerca de 2 mil crianças morrem e 10 mil são hospitalizadas, vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Entre todos os tipos de acidentes comuns na infância é o trânsito o principal vilão ao considerarmos os acidentes fatais: ele causa 38% do total de mortes de crianças vítimas de acidentes. Por este motivo, a prevenção de atropelamentos e acidentes com a criança na condição de passageira de veículo e de ciclista sempre foi encarada como prioridade absoluta para a ONG Criança Segura. Para o lançamento da Década de Ações para a Segurança Viária, a Criança Segura preparou atividades especiais.

Em São Paulo, a ONG firmou uma parceria com a Escola Estadual Clodomiro Carneiro, que fica na região de Morro Grande na Freguesia do Ó. Uma sensibilização realizada com os professores do ensino fundamental os preparou para o desenvolvimento de atividades com os alunos voltadas para a conscientização e a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Um grupo de alunos da escola também participará de uma oficina no dia 10 de maio, quando poderão mesclar os conceitos de prevenção de acidentes de trânsito aprendidos com técnicas de grafite. As ideias e moldes de ilustrações surgidas na oficina terão como resultado a grafitagem do muro da escola, disseminando a mensagem da prevenção de acidentes de trânsito para toda a comunidade e marcando o início da Década de Ações para Segurança Viária no Brasil com a mensagem “o trânsito hoje e nos próximos dez anos”.

Em São José dos Campos/SP, uma parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Transportes e Educação, teve como resultado o projeto Caminho Seguro. O objetivo da iniciativa é prover à cada família o roteiro mais seguro entre a casa da criança e a escola. O projeto ainda prevê o fornecimento de material de estudo sobre o tema para os professores e uma lista de recomendações direcionada à instituição de ensino e à Secretaria de Trânsito Municipal para o acesso seguro da criança até a escola. A ação prevê benefícios importantes como a redução de atropelamentos de crianças e a integração entre a escola, comunidade e autoridades de trânsito.

Para dar ainda mais força à campanha, a Criança Segura está mobilizando os participantes de cursos e oficinas da instituição para que também desenvolvam ações dedicadas ao lançamento da Década.

Além disso, a ONG está divulgando spots de rádio que abordam medidas de prevenção de atropelamentos, cuidados com o transporte escolar e a importância do uso da cadeirinha no veículo e dos equipamentos de segurança, como capacete, por exemplo, na brincadeira de bicicleta. Na internet, uma campanha interativa também ensina aos responsáveis como escolher e utilizar a cadeirinha (veja AQUI).

Mais sobre acidentes de trânsito com crianças:

O trânsito é responsável pela maior parte dos acidentes fatais. Das 1.971 mortes de crianças até 14 anos vítimas do trânsito, segundo dados de 2008, os mais atuais divulgados pelo Ministério da Saúde, 42% corresponderam aos atropelamentos, 31% aos acidentes com a criança na condição de passageira do veículo, 6% na condição de ciclista e os 21% restantes corresponderam a outros tipos de acidentes de trânsito. A ONG Criança Segura atua por meio da formação de multiplicadores, campanhas de comunicação e políticas públicas, unindo esforços para redução destes acidentes. Estas atividades contam com o patrocínio da FedEX.

 

LANÇAMENTO DA DÉCADA DE AÇÕES PARA SEGURANÇA VIÁRIA:

– Oficina de prevenção de acidentes e grafitagem em São Paulo/SP

Quando: 10 de maio, das 9 às 13 horas

Local: Escola Estadual Clodomiro Carneiro em Morro Grande/Freguesia do

Ó – Rua Manoel de Souza Azevedo, 364.

 

– Grafitagem do muro da EE Clodomiro Carneiro em São Paulo/SP

Quando: 10 de maio, a partir das 14 horas e 11 de maio, a partir das 9h.

 

A CRIANÇA SEGURA

A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de:

– Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança;

– Comunicação – informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e;

– Mobilização – promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.

A Criança Segura conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda e parceiros de programas, como Band-Aid, FedEX e Johnson & Johnson Industrial Ltda.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Francine Ricci

comunicacao@criancasegura.org.br

(11) 3371 2364 / (11) 8753 2200

 

Daniela Urquidi

daniela@criancasegura.org.br

(11) 3371 2383

 

Fonte: Criança Segura

voltar