26 de fevereiro de 2018

Plataforma sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável será lançada nesta terça-feira (27) em Curitiba

Uma plataforma com cenários digitais em 3D ajudará instituições de toda a América Latina e Caribe a trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o público de crianças, adolescentes e jovens. A ferramenta será lançada em Curitiba, nesta terça-feira, 27 de fevereiro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A iniciativa é da Campanha “Nossos objetivos, novas possibilidades”, promovida pela rede nacional de organizações sociais Ciranda 2030, a Fundação Marista Internacional de Solidariedade e o Movimento Mundial pela Infância América Latina e Caribe.

A plataforma estará disponível à sociedade e poderá ser usada em escolas (públicas e privadas), ONGs, movimentos sociais, universidades e outras organizações da sociedade civil e governamentais que possuem iniciativas em torno dos ODS. A ferramenta foi produzida em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

No lançamento, estarão presentes especialistas em três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5) e ODS 16, meta 16.2 (violências contra as crianças).

Ferramenta

A proposta dos cenários é apresentar duas situações: a de um contexto a ser superado e outra com elementos em que os direitos das crianças, adolescentes e jovens estão sendo garantidos, remetendo ao cumprimento das metas dos ODS. A plataforma oferece interação com os cenários virtuais, permitindo girá-los em 360 graus, aproximar dos personagens e dos detalhes da cena e ter acesso a diferentes dados sobre o tema.

A cada três meses, novos cenários devem ser incluídos na plataforma. É possível também baixar e utilizar várias peças online, como banner, wall paper, webcards para redes sociais e carta explicativa.

ODS

Os ODS são uma agenda mundial que foi adotada por 150 países durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Também chamado de Agenda 2030, o plano partiu dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e resultou em 17 objetivos e 169 metas.

Mais informações: https://nacoesunidas.org/pos2015

Organizações realizadoras

Ciranda 2030: é uma coalização de organizações internacionais, nacionais e regionais, criada com o objetivo de incidir e monitorar a implementação de ações, programas e políticas públicas focadas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para promover a garantia da equidade, da justiça e a efetividade dos direitos das crianças e adolescentes.

Movimento Mundial pela Infância: o Movimento Mundial para a Infância na América Latina e no Caribe (MMI-LAC) é uma aliança estratégica das principais organizações e redes da região que atua na promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Fundação Marista Internacional de Solidariedade (FMSI): fundada em outubro de 2007, o FMSI é uma ONG italiana ligada ao Instituto Marista. Trabalha no mundo pelos direitos da criança e do adolescente. Seu princípio é a promoção da educação como uma ferramenta efetiva para proteger e respeitar os direitos das crianças e jovens, ornando-os agentes ativos da transformação social de suas comunidades.

LANÇAMENTO

O que: Plataforma “Nossos objetivos, novas possibilidades”

Quando: 27 de fevereiro, das 9h30 às 12h

Onde: Auditório John Henry Newman (atrás da Biblioteca), na PUCPR, em Curitiba. Rua Imaculada Conceição, 155 – Prado Velho.

O evento terá a presença dos seguintes especialistas:

  • Heloisa Helena Silva de Oliveira: economista pelo Uniceub de Brasília (DF), com especialização em governança corporativa pela Universidade de São Paulo (USP). É administradora executiva na Fundação Abrinq pelos direitos da criança e do adolescente e representante da sociedade civil na Comissão Nacional para os ODS.
  • Flavio Debique (ODS 5): gerente de estratégias de programas na Plan International Brasil, atua há 20 anos na área de desenvolvimento, com foco na promoção dos direitos humanos da crianças e adolescentes. Enfermeiro, mestre em Ética Social e Desenvolvimento Humano e especialista em Investigação Social. Atuou na Colômbia, Chile e Itália por vários anos.
  • Viviane Silva: pedagoga, doutora em Educação pela PUC São Paulo e diretora educacional da Rede Marista de Solidariedade.

Acompanhe a transmissão ao vivo do lançamento aqui: http://labcom.pucpr.br/aovivo/

 

Contatos/Assessoria de Imprensa:
Ricardo Medeiros
41 99603-9173
ricardomarquesmedeiros@yahoo.com.br

 

voltar