Porto Alegre – XII Seminário da Primeira Infância


Data:
 26 de novembro de 2018
Horário: 8h às 18h
Local: Casa da Música da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) – Porto Alegre/RS
Tema: Primeira Infância Melhor – 15 Anos de Histórias

Promoção: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenação: Secretaria de Estado da Saúde / Departamento de Ações em Saúde / Primeira Infância Melhor (PIM)
Secretarias apoiadoras: Secretaria Estadual da Saúde; Educação; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos
Apoio: Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)

Público: Abertos a toda a sociedade civil, com público majoritário composto por equipes municipais do Primeira Infância Melhor (PIM) / Programa Criança Feliz (PCF) dos 248 municípios com PIM implantado, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), monitores da Pastoral da Criança, profissionais de Estratégia de Saúde da Família, profissionais de Equipes de Atenção Básica, Vigilantes Sanitários, Conselheiros Tutelares, Agentes Sociais, Educadores, Redutores de Danos, Acompanhantes Terapêuticos, Equipes de Consultório de Rua, Professores, Equipes do CRAS etc. Também são convidados profissionais e estudantes das áreas saúde, humanas e sociais além de membros das equipes técnicas do Rede Cegonha/Primeira Infância Melhor.

Confira programação e inscreva-se aqui.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê teve início em Canela (RS) no ano 2000, por iniciativa de Salvador Celia. O reconhecimento da importância do evento levou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a instituir por decreto as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê no dia 23 de novembro no calendário oficial do Estado a partir do ano de 2003. O Primeira Infância Melhor (PIM) apoia a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.

Durante as comemorações das Semanas do Bebê, o estado do Rio Grande do Sul recebe simpósios, encontros, fóruns e os Seminários Internacionais da Primeira Infância. Os municípios com PIM implantado também realizam Semanas do Bebê anualmente além de comemorações do Dia do Bebê, o que inclui a Passeata dos Bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras e serviços à população como teste do dedinho, orelhinha e visão, verificação de pressão, glicose, vacinas, massagem para bebês e mamães, coleta de leite e doação de sangue, entre outras ações.

Também é realizado anualmente, desde 2011, o Prêmio Salvador Celia, iniciativa voltada à valorização das boas práticas de Visitadores do PIM e Programa Criança Feliz (PCF) e Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Agentes Comunitários de Saúde (EACS) junto às famílias e comunidades atendidas. O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser realizada em outras regiões do país.

A Semana do Bebê tem como objetivo mobilizar a sociedade riograndense sobre a importância da prevenção e atenção aos primeiros anos de vida, proporcionando à gestante e crianças de 0 a 6 anos, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, recreativas, informações, serviços na área do desenvolvimento infantil, bem como orientações educativas e preventivas.

Em 2018, a Semana do Bebê promovida pelo Governo Estadual contará com três atividades: Simpósio da Primeira Infância e V Encontro Estadual de Visitadores; e VII Prêmio Salvador Celia. Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *