Práticas e atitudes sustentáveis: Fundação Xuxa Meneghel na atividade pela preservação do Meio Ambiente

Olhar para o nosso meio ambiente com mais cuidado e corresponsabilidade é uma atividade vital para o trabalho da Fundação Xuxa Meneghel. E tendo esse pensamento como um dos princípios institucionais, que a FXM teve a iniciativa de promover o Projeto “Práticas Sustentáveis Sustentam a Vida” com foco no estímulo à preservação do meio ambiente, das relações humanas e com a natureza.

O projeto começou no ano de 2014, em parceria com a Rede Carioca de Agricultura Urbana (RedeCAU) e a Rede Águas de Março, a partir da revitalização da horta e implementação do sistema de captação de água na chuva. O objetivo era despertar a reflexão e tomada de consciência no cotidiano institucional, além de impulsionar e influenciar a produção de projetos comunitários e políticas socioambientais.

Para isso, a Fundação Xuxa ampliou a parceria de dez anos com a 10ª CRE, da Secretaria Municipal de Educação, de forma direta com o Núcleo de Educação Ambiental – NEA, e realizou encontros de formação sobre a importância da inserção de Tecnologias Sociais no dia a dia da instituição, além de incluir as crianças, adolescentes e famílias dos projetos nessa dinâmica. Esses momentos foram relevantes para pensar como o manejo de resíduos sólidos verdes e orgânicos, coleta seletiva de materiais recicláveis e do óleo de cozinha usado, captação da água da chuva e os plantios agroecológicos na horta seriam capazes de provocar impactos sociais, ambientais, econômicos e culturais dentro e fora da Fundação.

Em quase três anos da instalação desses sistemas na rotina institucional, as crianças, adolescentes, jovens funcionários e famílias já puderam notar algumas mudanças através de resultados expressivos: cerca de quatro mil quilos de resíduos orgânicos recolhidos, uma tonelada e meia de recicláveis coletados, mil litros de óleo de cozinha arrecadado, mais de dez mil litros de água da chuva captados e, como produto final, uma tonelada de composto orgânico pronto.

Além disso, como consequência desse trabalho, há também a expansão das práticas sustentáveis na comunidade local por meio do projeto de Arranjos Locais de Guaratiba. Tal atividade é coordenada pelo grupo de Agricultura Familiar e Agroecologia – AS-PTA, em parceria com a Fundação, o coletivo Acuri, grupo Ecoação e Amigos da Horta que possibilita um incentivo maior a partir do envolvimento comunitário com o meio ambiente.

Lidar com a educação ambiental é também lidar com a educação humana. A transformação de hábitos prejudiciais à saúde do meio ambiente – e tão comuns no dia a dia da população – em atitudes positivas demanda tempo por ser um processo gradativo. Envolve mudança de comportamento e cultura, por isso, a reflexão cotidiana e as vivências práticas são fundamentais, reforçando a urgência de pensar e construir uma cultura para o bem viver.

E para ilustrar cada passo das Tecnologias Sociais da Fundação Xuxa Meneghel, as crianças do Projeto +Criança participaram de um vídeo para explicar as etapas e os resultados obtidos, diariamente, com as práticas sustentáveis. Veja no link aqui embaixo e fique de olho porque essa produção é só a primeira!

(Fonte: Fundação Xuxa Meneghel – http://www.fundacaoxuxameneghel.org.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *