Primeira Infância em destaque no Senado

O Senado Federal promove, de 18 a 21 de novembro, a VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, com o tema “A formação dos profissionais do cuidar e a construção da resiliência”, e irá reunir especialistas da França, Itália, Espanha e Brasil em palestras e oficinas voltadas a profissionais, cuidadores e estudiosos da Primeira Infância. Este ano o evento acontece em parceria com a ONG Aconchego e inclui o II Seminário Aconchego Convivência Familiar e Comunitária e o V Ciclo Internacional Resiliência e Cultura.

A iniciativa visa sensibilizar gestores, legisladores, estudantes, educadores e profissionais sobre a importância do cuidado e atenção com a criança, da concepção até os seis anos de vida, buscando seu desenvolvimento integral e o direito à convivência familiar e social.

Participantes internacionais

A tradicional parceria com a Embaixada da França promoverá a vinda dos professores Boris Cyrulnik, Sophie Kern e Jaqueline Wendland:

Boris Cyrulnik, neurologista e psiquiatra ligado à Universidade de Lyon, é autoridade em resiliência – capacidade do indivíduo de retomar produtivamente o processo de desenvolvimento em meio a situações ou ambientes traumáticos ou adversos, encontrando assim novas oportunidades de viver.

Sophie Kern, doutora em Ciências da Linguagem, dirige o Laboratório de Dinâmica da Linguagem, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, em Lyon, onde criou um programa que trata do desenvolvimento da linguagem no bebê e na criança pequena.

Jaqueline Wendland representa a frutífera parceria estabelecida entre a Comissão da Primeira Infância do Senado e a Universidade de Paris Descartes (Paris V), onde é professora titular de Psicopatologia da Perinatalidade e da Primeira Infância e dirige o Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia. Jaqueline também trabalha diretamente com as famílias na Unité Petite Enfance et Parentalité Vivaldi.

Da Itália, virá a renomada Assistente Social Lia Sanicola, especialista em Redes Sociais e consultora de Políticas locais para a família.

A Embaixada da Espanha está apoiando a vinda dos criadores da companhia La Casa Incierta, pioneiros na produção de arte dedicada a bebês. A companhia hispano-brasileira, que atua especialmente no campo das artes cênicas, fará apresentações e uma oficina em que procura orientar pais, educadores e cuidadores a observar e estimular a criatividade das crianças. O diretor, Carlos Laredo, tem trabalhado diretamente com grandes especialistas na Primeira Infância, desenvolvendo projetos na Europa e no Brasil.

Durante a Semana, os convidados participam de painéis, palestras e oficinas com vistas à capacitação de profissionais da área ligada à Primeira Infância. Haverá ainda Audiência Pública Conjunta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte; Comissão de Assuntos Sociais e Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para tratar da importância da formação adequada aos profissionais da Primeira Infância e sua contribuição na formação da resiliência nas crianças em situação de risco social.

Exposição Infância & Paz

Como parte da programação, acontece igualmente a exposição “Infância & Paz”, de autoria do artista Toni Lucena. Trata-se de uma exposição de grandes painéis expostos em um varal, com frases de impacto que levam as pessoas à reflexão. A mostra estará no Foyer da Universidade Paulista (UNIP), com horário de visitação das das 8h às 20h.

Serviço:

VI Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Data: de 18 a 21 de novembro de 2013

Horário: Das 9h às 18h

Locais: Senado Federal (ILB e Auditório Petrônio Portela, Anexo II) e UNIP

Destaques da programação:

Dia 18/11 – 14h às 18h – Auditório da UNIP (SGAS 913 – Asa Sul):

II Seminário Aconchego Convivência Familiar e Comunitária: Novos Vínculos Afetivos

V Ciclo de Resiliência e Cultura – Resiliência: Vínculo, Perda e Reparação

Abertura da Exposição Infância & Paz

Dia 19/11

09h – Auditório Petrônio Portela, Anexo II do Senado Federal: Abertura Oficial

11h – “Se tu não tivesses nascido” – Leitura dramatizada de peça teatral para a primeira infância, criada pela companhia La Casa Incierta (Espanha)

Dia 20/11

10h – Audiência Pública conjunta do Senado Federal

Comissão de Educação, Cultura e Esporte; Comissão de Assuntos Sociais e Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

A Formação dos Profissionais do Cuidar e a Construção da Resiliência

Local: Plenário da Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Prescrição da Resiliência: Causas durante a Primeira Infância de distúrbios mais tardios

Boris Cyrulnik – Neurologista e Psiquiatra, Universidade de Toulon (França)

Porque investir na Primeira Infância como Política Pública

Sylvia Nabinger – Assistente Social, OSCIP Acolher (RS / Brasil)

A capacitação dos profissionais do sistema de garantia dos Direitos

Fabiana Gadelha – Advogada, ONG Aconchego (DF / Brasil)

Painéis, oficinas e conferências acontecem nos dias 20 e 21/11 paralelamente no Instituto Legislativo Brasileiro e no Auditório Petrônio Portela.

Programação completa e inscrições para as oficinas (gratuitas, com lugares limitados) podem ser feitas na página do evento, no portalwww.senado.leg.br/infanciaepaz 

Acesse o blog oficial: www.infanciaepaz.blogspot.com.br

Visite a página no Facebook: www.facebook.com.br/infanciaepaz

Mais informações: (61) 3303-3423  primeirainfancia@senado.gov.br

Instagram: @infanciaepaz  hashtag #primeirainfânciaepaz

Organização: Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal

Apoio: Embaixada da França, Embaixada da Espanha, UNIP