12 de abril de 2017

Primeira Infância Melhor completa 14 anos de atuação

unnamed (5)No dia 07 de abril, o Primeira Infância Melhor (PIM), política pública do Rio Grande do Sul pioneira no Brasil, está completando 14 anos de atuação. Ação de promoção do desenvolvimento integral da primeira infância, o PIM tem, ao longo desses 14 anos de existência, orientado e fortalecido as competências das famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento, cuidado e proteção de suas crianças, desde a gestação até os 05 anos de idade, através de atividades lúdicas, com estímulo dos aspectos emocionais, físicos, intelectuais e sociais.

Nesse período, o PIM realizou atendimentos a 186 mil famílias, 216 mil crianças e 45 mil gestantes, através de uma equipe de 12 mil visitadores, além de grupos técnicos municipais e monitores. O apoio dos gestores municipais, prefeitos, primeiras damas e secretários, foi essencial ao sucesso da trajetória do PIM no Estado.

Como fruto desse esforço, o PIM é atualmente reconhecido como uma das tecnologias sociais mais consistentes para o cuidado com as infâncias na América Latina, com baixo custo e alto impacto social. Em estudo desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre a qualidade de programas de visita domiciliar, no ano de 2014, comparando programas de sete países da América Latina e Caribe, o PIM se destacou com a maior pontuação em diferentes indicadores de qualidade, tais como participação ativa dos cuidadores e crianças durante as visitas, preparo do visitador, uso adequado dos manuais do Programa e escolha de materiais e atividades apropriadas para a faixa etária atendida.

Desde a publicação do Marco Legal da Primeira Infância, em março de 2016, o PIM vem sendo citado como Modelo de Programa de Visitação Domiciliar com enfoque em Desenvolvimento Integral da Primeira Infância no país, sendo a principal inspiração para o Programa Criança Feliz, do Governo Federal.

No Rio Grande do Sul – primeiro estado a assinar o Termo de Aceite do programa federal, as ações do PIM e do Criança Feliz estão integradas. Através de documento assinado em conjunto pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos em dezembro de 2016, articulou-se essa parceria, que prevê a execução das ações do Criança Feliz pelo PIM, com ampliação de benefícios à primeira infância no Estado, especialmente as crianças de 0 a 3 anos e gestantes, beneficiárias do Programa Bolsa Família, público alvo do Criança Feliz e do PIM. Isso resultará em incremento de recursos para os municípios com o PIM implantado, que aderirem ao Criança Feliz, e fortalecimento das redes de serviço e das ações pela infância gaúcha.

fb-pim-14-anos-criancas fb-pim-14-anos-gestantes fb-pim-14-anos-visitadores fb-pim-14-anos-familias

voltar