01 de setembro de 2015

Primeira Infância Melhor participa de curso sobre desenvolvimento da primeira infância em Harvard

foto-Harvard

Esta é a 4º edição em que o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) foi chamado para integrar o curso ‘Programa de Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância’ na Universidade de Havard, em Cambridge, nos Estados Unidos, durante o período de 09 a 14 deste mês. O curso, voltado para lideranças, gestores e legisladores e contou com a participação de líderes de outros Municípios, Estados e países, foi promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e o Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard.

Por ser considerado referência internacional e política de êxito como programa de Visitação Domiciliar de promoção do Desenvolvimento Infantil, o PIM foi levado a integrar o curso como participante fundamental através de bolsas financiadas pela FMCSV e Fundação Bernard Van Leer em 90% do total, sendo a inscrição e os demais 10% pagos pelas próprias participantes.

As representantes do PIM participaram no sentido de aprofundar conhecimentos na área do DPI e utilizar o conhecimento na qualificação da gestão, monitoramento e capacitação dos municípios, bem como na busca de parcerias junto ao BID, Banco Mundial e Universidade de Harvard, com vistas ao financiamento de ações como por exemplo, pesquisas que possam dar evidências científicas sobre os resultados do impacto do PIM em população vulneráveis.

O curso foi ministrado por pesquisadores de nível internacional e profissionais que lidam com o Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI) e teve por objetivo engajar políticos, gestores públicos e o terceiro setor em um diálogo acerca do DPI, assim como aplicar a ciência para minimizar problemas sociais brasileiros, conceber e implementar políticas e programas sociais mais eficazes.

Durante o Programa, os participantes tiveram acesso a painéis técnicos como:

  • Promovendo uma sociedade próspera e equitativa através da atenção adequada ao desenvolvimento da primeira infância no Brasil (Ricardo Paes de Barros, da Cátedra Instituto Ayrton Senna, Insper);
  • Alavancando a ciência para fortalecer os fundamentos de saúde, aprendizagem e comportamento (Jack Shonkoff, da Universidade de Harvard);
  • Os efeitos da adversidade no início da vida para o desenvolvimento da criança e do cérebro (Charles A. Nelson III, da Harvard Medical School e Children’s Hospital Boston);
  • Inovação na solução de problemas sociais complexos (Jessica Mason, do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard);
  • Visitas a centros locais de promoção de Desenvolvimento da Primeira Infância (oferecidas por East Boston Early Head Start, Nurtury, Room to Grow, Horizons of Homeless Childrene Crittenton Women’s Unios);
  • Qualidade e eficácia de programas de Desenvolvimento da Primeira Infância na América Latina (Norbert Schady, do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID);
  • Decisões baseadas em evidência e o desafio da escala (James Honan, da Harvard Graduate School of Education);
  • Criando sistemas fortes para a promoção da Primeira Infância no contexto global (Pia Britto, da Yale School of Medicine);
  • Liderança Adaptativa (Jeffrey Lawrence, da Cambridge Leadership Associates);

A Primeira Dama do Estado, Maria Helena Sartori, e a Coordenadora Estadual do PIM, Leila Maria de Almeida, estiveram presentes representando o PIM com vistas à aquisição de novas ferramentas para aprofundamento do trabalho bem como a replicabilidade do PIM para outros estados brasileiros. A primeira Dama participou na condição de Secretária de Políticas Sociais, a quem cabe a articulação destas políticas. Segundo Leila de Almeida, o curso foi fundamental para a Política Pública do Rio Grande do Sul, considerando o aprofundamento dos temas de DPI, além do destaque e visibilidade do PIM no curso.

“O PIM mostra-se alinhado a todos os temas apresentados e, em sua gestão atual, readequado aos eixos principais de funcionamento, quais sejam, Desenho, Monitoramento e Supervisão sistemáticos, Capacitação Permanente e Avaliações Externas voltadas à geração de evidências científicas que possam contribuir para as análises mundiais com relação à eficácia e eficiência dos Programas de DPI”, ressaltou.

Nos Grupos de Trabalho em que o PIM participou, conseguiu encaminhar 4 Planos de Ação para o DPI alinhados à proposta de Fortalecimento das Famílias e Crianças do Brasil. Além disso, a única proposta de avaliação de resultados do desenvolvimento infantil das crianças atendidas foi apresentada pelo PIM: a de realizar um Estudo Longitudinal sobre os impactos produzidos pelo PIM sobre as dimensões do desenvolvimento das crianças, entre elas, a cognitiva, a da linguagem, a motora, a socioafetiva e a de saúde.

Essa proposta será detalhada no módulo à distância do curso que ocorrerá em novembro, em São Paulo. Ainda foram realizadas visitas de campo como oportunidade para os participantes verem como organizações em Massachusetts estão promovendo o desenvolvimento da primeira infância.

(Informações: PIM)

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