04 de novembro de 2013

Primeiro Congresso Latino-Americano sobre Crianças e Políticas Públicas

O “Primeiro Congresso Latino-Americano sobre Crianças e Políticas Públicas . Saldos , desafios e compromissos para uma nova cidadania . Diálogos Interdisciplinares da América Latina ” , pretende ser uma instância de encontro e discussão entre os atores -chave envolvidos na implementação de políticas públicas voltadas para crianças ( acadêmica , profissional e implementadores do programa , os decisores políticos e as próprias crianças , e adolescentes ), com o objetivo de promover um amplo debate sobre o atual e projetado -los em nossa região.

Uma observação preliminar sobre os diferentes programas e experiências que têm sido implementadas em favor da população infantil em nosso continente , para reconhecer que muitos desses esforços têm tido um impacto significativo e positivo na vida de milhões de crianças . Outros, no entanto , ter tido uma vida curta devido a problemas de implementação , a falta de financiamento ou apoio público. Também encontramos experiências baixa cobertura , mas os impactos muito positivos não tentei subir , ou esforços inovadores que se consolidaram ao longo do tempo .

O reconhecimento ea análise dos desenvolvimentos que têm ocorrido não impede a identificação de lacunas permanecem nesta área. Exemplo disso é a inclusão de crianças débeis nos processos de construção e agendas políticas ; mal consultadas , as crianças são submetidas a modelagem autoritária imposta de instituições que ainda prevalece um olhar economicista ou judicializadora medicalista ou seja, vigilância e punição. A tendência predominante ainda é a lógica das políticas de bem-estar , controle social ou de repressão , apesar da existência e validade do quadro jurídico internacional representado pela Convenção sobre os Direitos da Criança, de 1989.

Esta urgência obriga-nos a posição de crianças e adolescentes no centro de interesse público e acadêmico , como os atores relevantes em relação ao futuro de suas próprias vidas, e enquanto construtores da sociedade e da cultura em que operam . Esta é a primeira condição que o desenho de políticas públicas voltadas para crianças deve ser considerada para permitir a incorporação real e efetiva desta nova cidadania e transformação das estruturas sociais e culturais que os excluem .

O Primeiro Congresso Latino-Americano de Políticas Públicas para Crianças e procura articular um espaço que promove o diálogo , debate e feedback entre o trabalho que é desenvolvido a partir do trabalho e da experiência dos (as) profissionais responsáveis ??pela concepção e implementação de acadêmicos e políticas, programas e experiências para e com as crianças . O desafio ea tarefa imposta deste evento é permitir uma reflexão complexa e diálogo crítico que iria ajudar no desenvolvimento de políticas para as crianças de propor novos paradigmas , metodologias e modelos , capazes de incluir a aprendizagem e alternativas de projeto e respostas crianças precisam ser aceitos e reconhecidos como sujeitos de direitos e atores estratégicos em nossas sociedades.

Informations e Inscrições :
http://congresoninez.cl/web/

Inscrições antes de 15 de dezembro:

• Apresentadores Papers – 60 U$

• General Public-50 U$

• Estudantes – 30 U$

Após 15 de dezembro:

• Apresentadores Papers – 80 U$

• Público em geral – 50 U$

• Estudantes – 30 U$


                    
voltar