01 de fevereiro de 2018

Programa de Educação Infantil beneficia seis municípios paulistas em 2018

Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. Estes são os seis municípios do interior de São Paulo que vão receber, ao longo de 2018, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. O primeiro encontro regional, com os municípios parceiros, será no dia 20 de fevereiro, em Capivari.

O objetivo específico do segundo ciclo do Programa Primeiro a Infância será a contribuição para a qualificação da Educação Infantil nos municípios parceiros, em consonância com as metas e estratégias dos respectivos Planos Municipais de Educação. Juntos os seis municípios somam mais de 160 mil moradores, de acordo com as estimativas da Fundação Seade.

A apresentação do Programa aconteceu no dia 14 de dezembro de 2017, no Centro Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Rio das Pedras. Estiveram presentes a prefeita de Mombuca, Maria Ruth Bellanga de Oliveira, e secretários e diretores de Educação dos demais municípios parceiros do Programa.

O detalhamento da implementação do Programa Primeiro a Infância nos seis municípios foi feito por Gustavo Adolfo Santos, gerente de programas da Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para coordenar e implementar a iniciativa. A Oficina Municipal já havia atuado neste papel no Primeiro Ciclo do Programa Primeiro a Infância, entre 2015 e 2017, nos municípios de Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata (PE).

A Oficina Municipal tem um calendário definido para as primeiras atividades com as equipes municipais de Educação Infantil. As primeiras visitas, em cada um dos seis municípios parceiros, aconteceram entre os dias 22 e 24 de janeiro. Na segunda quinzena de fevereiro ocorrerá o primeiro encontro regional, com a participação de representantes dos seis municípios, em local ainda a ser definido.

O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e fundo Vitae. Entre 2006 e 2013, o Fundo promoveu a sua primeira grande iniciativa, o Programa pela Educação Integral, que envolveu a mais de 150 organizações. O primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade foi implementado entre 2015 e 2017, em Pernambuco.

O fio condutor do Programa nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata foi a reformulação do Projeto Político Pedagógico das unidades de Educação Infantil, em sintonia com as metas e estratégias dos respectivos Planos Municipais de Educação. O processo de revisão do PPP foi conduzido com a total participação das comunidades escolares de cada unidade de Educação Infantil.

Evento de apresentação do Programa Primeiro a Infância em Rio das Pedras, interior paulista

 

(Fonte: Juntos pela Educação)

 

voltar