03 de agosto de 2017

Projeto Atitude Legal do IFAN recebe visita de representante da KNH

Foto: Ifan

Durante os dias 19 e 20 de julho, a assistente social e coordenadora da Kindernothilfe – KNH Brasil Nordeste, Flávia Regina Costa da Silva, visitou os espaços de atendimento do Projeto Atitude Legal, o Conselho Comunitário de Ações Sociais (CIS) e Esperança I, no conjunto Vila Velha II. Flávia caminhou pela comunidade a fim de aprofundar conhecimento sobre o território e realizou reuniões com o público alvo do referido projeto (crianças e famílias) e com a equipe de campo (articuladores sociais, estagiários e coordenadora local), além de acompanhar as atividades desenvolvidas pelos estagiários junto às crianças durante a Colônia de Férias promovida pelo projeto.

Os estagiários do Atitude Legal, responsáveis pelo atendimento as crianças de 2 a 12 anos, compartilharam suas experiências em relação ao trabalho e às mudanças na comunidade. A estudante de Educação Física e estagiária do projeto, Priscila Rose, relatou sobre o receio que as crianças tinham em conversar sobre violência e como isso mudou. “Hoje em dia percebo que elas já têm maior confiança pra compartilhar aquilo que sentem sobre esse assunto. O projeto está contribuindo muito para uma mudança de olhar, para notar que a violência não é natural”, comenta.

Ao final do dia, ocorreu um encontro com as mães, as coordenadoras do projeto e da Kindernothilfe. As mães foram ouvidas sobre suas percepções das violências na comunidade e dentro das famílias e muitas apontaram o excesso de violência urbana como ponto negativo para a vivência infantil no Vila Velha II. Elas finalizaram com o intuito de formar uma rede de apoio para combater o problema.
O Projeto Atitude Legal é uma ação desenvolvido pelo IFAN em parceria com a KNH Brasil para o desenvolvimento de ações no bairro Vila Velha, com o objetivo de reduzir a violência doméstica como prática cotidiana no trato social e afetivo entre familiares e crianças de 2 a 12 anos.

Durante a visita, Flávia destacou a importância do projeto, que busca reduzir a violência doméstica no cotidiano de familiares e crianças. “Eu percebo que o Atitude Legal é uma proposta importante nesse território por não existirem outras ações que tragam essa mesma possibilidade”, declara. Outro fator que chamou a atenção da representante da KNH foi a utilização das metodologias Estação do Brincar e Educomunicação, que faz com que as crianças consigam discernir que é mais interessante brincar do que brigar, de acordo com Flávia. Além disso, ela também ressaltou o valor dos espaços de escuta, onde crianças e adolescentes podem externar seus sentimentos.

Para a coordenadora do projeto Atitude Legal, Francis Helen Freire de Sousa, a visita da Flávia Regina é super importante pois possibilita o parceiro (KNH) se aproximar e entender a realidade e a dinâmica do território de atuação do Projeto Atitude Legal. “Ver, acompanhar, realizar uma escuta e interagir com a comunidade in loco é fundamental para o monitoramento das ações do referido Projeto. As reflexões e sugestões realizadas pela Coordenadora Kindernothilfe – KNH Brasil Nordeste, Flávia Regina, contribuirão para que a equipe do Projeto Atitude Legal juntamente com as crianças e famílias possam fortalecer os avanços nos primeiros seis meses de intervenção direta, assim como repensar estratégias de enfrentamento a desafios e alcance de metas previstas no Projeto”, destacou Francis.

Segundo Flávia Regina, a parceria do Instituto da Infância com a Kindernothilfe – KNH possui o potencial necessário para atingir o objetivo do projeto. “A KNH acredita que a expertise do IFAN aliada à potencialidade da comunidade, da família e da equipe pode favorecer na quebra de um ciclo de violência. O uso das metodologias, a participação da criança e do adolescente, a discussão na comunidade sobre essa violência, tudo isso nós acreditamos que seja o caminho”, completa.

A visita teve continuidade na quinta-feira, 20, na sede do Instituto da Infância – IFAN,  em Fortaleza, com a presença da superintendente da instituição, Luzia Laffite; da coordenadora do projeto Atitude Legal, Francis Helen; e da responsável pelo escritório da KNH Brasil Nordeste, Flávia Regina.

(Fonte: Ifan – www.ifan.com.br)

voltar