24 de julho de 2015

Projeto de capacitação de integrantes do sistema de garantia de direitos é encerrado com seminário sobre participação infantil

Posso Falar conclui seus trabalhos com seminário estadualForam dois módulos de capacitação, além de etapas de sensibilização e mobilização, e de oficinas lúdicas com crianças em situação de Trabalho Infantil (TI). Os impactos do projeto “Posso Falar?” foram reconhecidos nos dez municípios da Bahia onde o projeto foi realizado e que enfrentam realidades em relação ao TI. Agora é hora de reunir os representantes do Sistema de Garantias de Direitos (SGD) desses municípios, em Salvador, para o Seminário Estadual Posso Falar? – Fomentando Espaços de Participação Infantil para o Fortalecimento do SGD, ser realizado na próxima quarta-feira, 29 de julho, no Auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória.

Como última atividade do projeto, que ocorrerá entre as 9h e 13h, os representantes dos dez municípios, além de apresentarem suas experiências, terão a oportunidade de conhecer mais sobre a escuta de crianças em situação de trabalho infantil, a partir das experiências vividas por outros municípios. Os participantes poderão também interagir com uma mesa redonda com dois especialistas em participação infantil; Beatriz Perez (Rede Nacional Primeira Infância – RNPI e Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP) e Nayana Brettas (CriaCidade).

Agregando ainda mais valor ao seminário, a Avante – Educação e Mobilização Social e seus parceiros no projeto – o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) – estão trazendo para o evento alguns convidados especiais. São eles: Douglas Belchior, representante do CONANDA; Pedro Lino de Carvalho Junior (Ministério Público do Trabalho – MPT); Helena Silva (Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF); Edmundo Kroger (Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – CECA); Rodrigo Alves da Silva (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA); Jessevanda Galvino (Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte – SETRE/CORTRAD); Tânia Portugal (Agenda Bahia do Trabalho Decente – ABTD); Iara Farias (Pacto Nacional um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido) e Maria Teresa Calabrich (Fórum de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador  – FETIPA – BA).

Serviço:

O que: Seminário Estadual Posso Falar? – Fomentando Espaços de Participação Infantil para o Fortalecimento do SGD

Quando: 29 de julho, das 9h às 13h

Onde: Auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória

(Informações: Avante)

voltar