07 de junho de 2018

Projeto Eleições 2018 é apresentado à RNPI


A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) realizou em Brasília na última terça-feira (5) um encontro para discutir o projeto “A Primeira Infância nas Eleições 2018”. Instituições de mais de 20 estados brasileiros estavam presentes na reunião. Apoiado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o projeto tem como principal objetivo fazer com que a agenda da Primeira Infância seja prioridade nas plataformas de governo dos governadores e presidente da República eleitos no próximo pleito de outubro.

As entidades presentes produziram uma carta-compromisso que será entregue aos candidatos a governos de estados e a presidenciáveis. Partindo do princípio de que toda criança é cidadã e sujeito de direitos desde o nascimento e que seus direitos, por mandato constitucional, devem ser garantidos com absoluta prioridade, a carta traz a garantia de investimentos em educação, saúde, cultura e proteção a todas as crianças de zero a seis anos do País.

Ainda durante a reunião, os membros da RNPI discutiram as melhores estratégias em todo o Brasil, respeitando as especificidades regionais, para que estas cartas cheguem com precisão aos candidatos e os compromissos sejam firmados.

Sensibilizar e mobilizar a mídia para colocar a temática Primeira Infância na pauta dos debates políticos que serão realizados nos próximos meses será uma das estratégias utilizadas para alcançar os candidatos. Para tanto, serão realizadas seis oficinas em diferentes redações no Brasil para qualificar os jornalistas, principalmente de política, sobre a Primeira Infância e a importância de políticas públicas para as crianças desta faixa-etária. Um guia de cobertura jornalística também está sendo produzido e será compartilhado, nos próximos dias, com milhares de jornalistas.

  

  

    

 

voltar